Capa

Ingo Hoffman Instituto

No Dia Mundial do Câncer, Instituto Ingo Hoffmann destaca-se no apoio ao tratamento da doença

Única em Campinas a acolher pacientes e familiares durante a pandemia, instituição divulgou balanço anual nesta quinta-feira (4)

04.02.2021  |  158 visualizações  |  anexos

O Dia Mundial do Câncer tem um simbolismo ainda maior para o Instituto Ingo Hoffmann em 2021. A instituição foi a única a manter as portas abertas, desde o início da pandemia de coronavírus, acolhendo as famílias durante todo o tratamento de câncer no Centro Infantil Boldrini, desde o diagnóstico até a fase final. A importância dessa ação se reflete nos resultados alcançados no ano passado e divulgados nesta quinta-feira (4).

O Instituto Ingo Hoffmann registrou 1.503 acolhimentos em 2020, com 23.453 serviços prestados e 69.422 refeições servidas. No total, 499 pessoas receberam atendimento, entre pacientes e acompanhantes, a maior parte delas vindas do SUS. Em média, 26 famílias foram acolhidas diariamente. Dessas, 15 permaneceram na Casa da Criança e da Família, mantida pela instituição, por mais de 30 dias. Mais da metade dos pacientes tinha até 6 anos de idade. As famílias vieram de todas as regiões do Brasil e até da Bolívia.

O balanço completo pode ser visto no vídeo em anexo e nas redes sociais do Instituto:

Facebook: @casadeapoiodafamilia

Instagram: @institutoingohoffmann

Manter o atendimento às crianças com câncer e suas famílias, num momento ainda mais delicado devido à pandemia de coronavírus, só foi possível com o esforço e as rigorosas medidas de segurança impostas pela equipe do instituto. A partir de março de 2020, a circulação de funcionários e visitantes ficou bem mais restrita. Medidas como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel tornaram-se obrigatórias para todos.

"O consenso geral era fechar as portas. Diante da insegurança de todos, até as doações que mantém a Casa da Criança e da Família caíram para um terço do que tivemos em 2019. Mas, olhando para o balanço do ano, me sinto feliz por termos tomado esse caminho e continuar atendendo, quando os outros pararam. Pude ver com mais clareza a importância desse trabalho assistencial que fazemos", destaca Regina Barsotti, coordenadora do Instituto Ingo Hoffmann. "Nos reinventamos, e considero o resultado obtido o nosso pódio. Agora, vamos em busca de mais doadores para nos ajudar a seguir atendendo em 2021."

Doações para a Casa da Criança e da Família

Mantida pelo Instituto Ingo Hoffmann em Campinas desde 2005, a Casa da Criança e da Família dispõe de 30 chalés individuais de 40 m². Os chalés têm sala, quarto, banheiro e uma pequena cozinha, totalmente equipados. Os chalés são divididos em 10 vilas, distribuídos num terreno cedido pelo Centro Infantil Boldrini ao lado do edifício de radioterapia do hospital. O espaço ainda conta com lavanderia, refeitório, sala de TV, biblioteca, brinquedoteca e academia de ginástica.

As famílias recebem alimentação, transporte para realização de exames e aquisição de remédios, além do cuidado e carinho no acolhimento, marca registrada do Instituto Ingo Hoffmann.

Os chalés são mantidos com doações de empresas, que podem "adotá-los" por um ano. "Temos vários chalés esperando pela adoção. A empresa interessada pode adotar quantos chalés quiser. O importante, para nós, não é a quantidade, mas a atitude de adotar e nos ajudar a cumprir com esse trabalho ainda mais necessário nesta época de pandemia, em que até se locomover para ir ao hospital e buscar o diagnóstico do câncer é mais complicado", frisa Regina Barsotti.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

 

Saiba mais sobre como doar pelo site: http://www.ingohoffmann.org.br

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀ Juliana Leite

📧 juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

📱+55 11 99119-8185

🔛 www.onboardsports.net

Leia também...
22.12.2020

Com medidas restritivas e adaptações nos projetos de esporte e cultura, instituição foi a única em Campinas a manter as portas abertas para as famílias em tratamento oncológico no Centro Infantil Boldrini, em 2020

24.11.2020

Há 15 anos abrigando famílias em tratamento da doença, instituição de Campinas lembra datas importantes nesta semana e defende o diagnóstico precoce

07.07.2020

Devido à pandemia de coronavírus, projetos esportivos e culturais dentro da entidade foram suspensos em março

08.04.2020

Localizado em Campinas, interior de São Paulo, local oferece atividade há 15 anos