Capa

Instituto Ingo Hoffmann destaca papel da informação no combate ao câncer

24.11.2020  |    593 visualizações

Há 15 anos abrigando famílias em tratamento da doença, instituição de Campinas lembra datas importantes nesta semana e defende o diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce do câncer pode salvar vidas. É para dar esse alerta que o Brasil lembra duas datas importantes nesta semana: o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23 de novembro) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27). E o Instituto Ingo Hoffmann, que há 15 anos oferece abrigo para crianças em tratamento de câncer e seus familiares, destaca a importância da informação para derrotar a doença.

Este ano, com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas deixaram de ir ao médico. Mas o diagnóstico precoce pode levar à cura 80% das crianças e 30% dos adultos com a doença. Vale lembrar que o câncer é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, no Brasil. No geral, é a segunda que mais mata no País e no mundo.

É fundamental prestar atenção aos sintomas. Os mais comuns são palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea; caroços ou inchaços, principalmente aqueles indolores e sem febre; perda de peso inexplicada, tosse persistente, sudorese noturna e falta de ar; alterações nos olhos, como estrabismo; inchaço abdominal; dores de cabeça persistentes ou graves, vômitos pela manhã com piora ao longo do dia; dor em membros e inchaço sem traumas.

O Instituto Ingo Hoffmann atua proporcionando mais conforto e qualidade de vida às crianças e suas respectivas famílias em tratamento no Hospital Boldrini, em Campinas. No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital.

"As famílias abrigadas no Instituto já passam pelo seu pior momento. Neste ano, a situação ficou ainda mais delicada com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social. O papel do Instituto Ingo Hoffmann é alertar para a importância de difundir informações a respeito da doença e acolher essas famílias em tratamento. São pessoas que não teriam condições de enfrentar esse tratamento se o Instituto não existisse", disse a coordenadora do Instituto, Regina Barsotti.

Coronavírus

A pandemia do COVID-19 assola o mundo. Desde o dia 17 de março medidas preventivas foram adotadas para proteger as crianças e familiares abrigados no Instituto Ingo Hoffmann.

As regras valem tanto para os abrigados e funcionários da entidade como para voluntários e visitantes. A recomendação é de evitar aglomerações.
A administração está funcionando com número reduzido de pessoas, com entrada permitida apenas a funcionários e fornecedores.

Aos pais e acompanhantes, a recomendação é de que lavem as mãos sempre que possível, e procurem o médico a qualquer sinal de falta de ar, febre, tosse e espirros.

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005 tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini e não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Neste ano, com a pandemia de Covid-19, as crianças do Instituto Ingo Hoffmann precisam mais do que nunca de apoio para seguir com o tratamento. Acesse o site http://www.ingohoffmann.org.br e saiba como ajudar.

 

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀ Juliana Leite

📧 juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

📱+55 11 99119-8185

🔛 www.onboardsports.net

Leia também...
15.09.2021

Entidade de amparo a crianças em tratamento de câncer e suas famílias será beneficiária de leilôes promovidos pela categoria brasileira do automobilismo

04.02.2021

Única em Campinas a acolher pacientes e familiares durante a pandemia, instituição divulgou balanço anual nesta quinta-feira (4)

22.12.2020

Com medidas restritivas e adaptações nos projetos de esporte e cultura, instituição foi a única em Campinas a manter as portas abertas para as famílias em tratamento oncológico no Centro Infantil Boldrini, em 2020

07.07.2020

Devido à pandemia de coronavírus, projetos esportivos e culturais dentro da entidade foram suspensos em março