Capa

Campeonato VII Distrito de Star será decidido por dois barcos neste domingo (29)

Lars Grael e Guilherme de Almeida agora tem concorrência direta pelo título de Marcelo Fuchs e Arthur Lopes

28.05.2022  |  431 visualizações  |  anexos

A decisão do VII Distrito da classe Star ficou para o domingo  (29), no Yacht Club Santo Amaro - YCSA, em São Paulo (SP). Dois barcos têm chances matemáticas de conquistar a tradicional competição da vela brasileira nas provas finais, que começam a partir das 10h55. Lars Grael e Guilherme de Almeida seguem na liderança com 7 pontos perdidos, dois de vantagem para  Marcelo Fuchs e Arthur Lopes. A entrada do descarte do pior resultado pode mudar a tabela de classificação para as duplas. 

Neste sábado (28), foram realizadas duas regatas e Marcelo Fuchs e Arthur Lopes entraram na briga pelo lugar mais alto do pódio com um segundo lugar e uma vitória. Foi o melhor desempenho do segundo dia de campeonato entre as 12 equipes inscritas. 

Para ser campeão do VII Distrito de Star, Marcelo Fuchs e Arthur Lopes precisam repetir o mesmo desempenho neste domingo, com previsão de ventos de média intensidade na Represa do Guarapiranga. Mas do outro lado está o campeão mundial e medalhista olímpico Lars Grael ao lado do multicampeão de Star, Guilherme de Almeida.

''Hoje foi um dia muito bom para a gente, melhor dupla na água, fizemos algumas modificações no barco e deu certo, tanto para o contra-vento como para a popa. Tomamos as decisões corretas na regata, pena que na primeira não deu para ir um pouco melhor, cruzamos a linha ao lado do barco do Felipe. Amanhã vamos ajustar o barco novamente, deve ter bem mais vento e temos que velejar melhor que eles (Lars e Guilherme), simples assim, largar melhor, não ficar para trás, temos que ganhar as duas regatas'', disse Arthur Lopes, proeiro.

Vencedores da primeira prova do dia, Felipe Etchenique e Ubiratan Matos pularam para o terceiro lugar na tabela. Felipe Etchenique fez sua estreia no Star neste evento no YCSA, montando uma equipe ao lado de Bira, atual campeão sul-americano.

''A primeira vez que eu corri uma regata de Star foi na sexta-feira, demorei muito para pegar o tempo do barco, compliquei a vida da tripulação nas duas largadas, é uma aceleração diferente do que eu estou acostumado'', explicou Felipe Etchenique, que disputou a Olimpíada de Atlanta 1996 na classe Laser e ficou na 19ª colocação. O brasileiro Robert Scheidt foi campeão naquela edição dos Jogos na categoria.

''Nossa ideia era largar, para conseguir correr a regata, foi bom, consegui velejar. O objetivo de amanhã é tentar fazer de novo, se divertir, largar bem, não dá para ter muita expectativa, nunca tinha velejado de Star''.

A previsão de vento para domingo (29) aponta rajadas no quadrante norte, assim como nos dois dias anteriores, só que com mais intensidade. A última edição do VII Distrito da classe Star foi disputada no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) em dezembro de 2021 com o título da dupla Henrique Haddad e Pedro Trouche, que venceu quatro das cinco regatas realizadas na Baía de Guanabara.

Resultados após 4 regatas

1º - Lars Grael / Guilherme Almeida - 7 pontos

2º - Marcelo Fuchs/ Arthur Lopes - 9 pontos

3º - Felipe Etchenique/ Ubiratan Matos - 17 pontos

4º - Wagner Bojlesen / Henrique Cabette - 21 pontos

5º - André Diomelli / Marcelo Jordão - 21 pontos

6º - Antonio Moreira / Arcelio Moreira - 24 pontos

7º - Dino Pascolato / Samuel Gonçalves - 28 pontos

8º - Felipe Haddad / Marco Lagoa - 29 pontos

9º - Admar Gonzaga / Ronald Seifert - 31 pontos

10º - Renato Cruz / Fernando Ilha - 37 pontos

11º - Bruno Caruso / Juan de La Fuente - 41 pontos

12º - Beto Hackerott/ Ricardo Siemsen - 48 pontos

Fotos do segundo dia do VII Distrito de Star 2022 -- https://photos.app.goo.gl/Lo51M4X63z2yigBW8

O VII Distrito da Classe Star é organizado pelo YCSA, CBVela - Confederação Brasileira de Vela, FEVESP - Federação de Vela do Estado de São Paulo e Secretaria do VII Distrito da Classe Star. O patrocínio máster da competição é da Terra Nova Trading, com apoios de Cervejaria Madalena, Witech, Winebrands, Caktus, On Board Sports e Regatta. 

--

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net



Leia também...
18.06.2022

Proeiro Pedro Trouche fatura título ao lado de Jack Jennings (EUA) em Annapolis. Medalhista olímpico Bruno Prada fica em segundo com o timoneiro Augie Diaz

15.06.2022

Tradicional competição da classe Star terá quatro proeiros do chamado Brazilian Storm nesta semana

29.05.2022

Dupla campeã mundial confirma favoritismo na Represa do Guarapiranga em São Paulo (SP)

27.05.2022

Yacht Club Santo Amaro - YCSA, em São Paulo (SP), recebe tradicional evento da vela brasileira