Capa

Escolinha de Triathlon Atitude Atletas atende crianças de comunidades em Fortaleza

Iniciativa do projeto Atitude Atletas beneficia 60 alunos de escolas públicas da cidade cearense, usando o esporte como ferramenta de inclusão social

13.05.2022  |  101 visualizações

Crianças e adolescentes de comunidades da Praia de Iracema, em Fortaleza, ganharam a oportunidade de praticar uma modalidade olímpica com estrutura profissional. A Escolinha de Triathlon Atitude Atletas, criada agora em abril, é a mais nova aposta da entidade de mesmo nome para gerar educação e inclusão social por meio do esporte.

A Escolinha de Triathlon Atitude Atletas atenderá 60 crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, regularmente matriculados em escolas da rede pública de ensino de Fortaleza. Divididos em duas turmas, os alunos terão aulas quatro vezes por semana, com duas horas de atividade, sempre no contraturno escolar. O projeto, com sede no Bairro Pirambu, oferecerá toda a infraestrutura necessária para as atividades, com professores, monitores, uniformes, equipamentos de uso compartilhado e lanches ao final dos treinos.

"Estamos com muita expectativa em relação à Escolinha. A garotada ficou empolgada com a sede nova em Pirambu, as bikes novas que chegaram, os capacetes. Agora aguardamos com ansiedade os outros materias de treinos, que estão para chegar", conta o professor Márcio Gonçalves, da Escolinha de Triathlon Atitude Atletas. "Com esse projeto, queremos fortalecer o sentimento de pertencimento da Escolinha como algo da comunidade, oferecer melhores condições de prática do esporte com equipamentos adequados."

 

Atitude Atletas

O Atitude Atletas foi criado em 2005, com o objetivo de usar o esporte como ferramenta de inclusão social de crianças e jovens moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social, na região da Praia de Iracema. O projeto tem o triathlon como modalidade predominante, mas também está presente em esportes como corrida de rua, pentathlon moderno e maratona aquática.

"Agora com a criação da Escolinha de Triathlon, estamos vendo as famílias empolgadas em ajudar, providenciando a documentação dos alunos, participando de todo o processo. A comunidade abraçou o projeto", comemora o professor Márcio Gonçalves.

 

A Escolinha de Triathlon

A Escolinha de Triathlon Atitude Atletas atende 60 crianças e adolescentes de 8 a 17 anos no bairro de Pirambu, em Fortaleza. Os alunos são divididos em duas turmas, com quatro aulas semanais de duas horas de duração. O projeto conta com professores e monitores, uniformes e equipamentos de uso compartilhado para todos e distribuição de kit lanche. A escolinha é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Associação Menina Olímpica e captação da BG Soluções Sociais. Os patrocinadores são Dass, Coopershoes, Lunelli, Unitextil, Kolosh, Vicunha, Cerbras, Freitas Varejo, Projeart, iByte, Haco, Ruberloss e Catatau.