Capa

1º Festival Atitude Atletas reúne crianças da Escolinha de Triathlon e atletas mais experientes

30.09.2022  |    469 visualizações

Evento realizado no último fim de semana (24 e 25) contou com simulados de corrida e duathlon aquático, diante de toda a comunidade

As crianças da Escolinha de Triathlon Atitude Atletas puderam mostrar para toda a comunidade de Pirambu, em Fortaleza, sua evolução nas técnicas do nada, pedala e corre. No último final de semana (24 e 25), elas participaram do 1º Festival Atitude Atletas, junto com a equipe de triatletas veteranos. O evento foi realizado junto à sede do projeto, com a presença de pais, familiares e amigos na torcida.

O Festival tinha como objetivo fortalecer a integração entre as crianças da escolinha e os atletas mais velhos, além de gerar uma aproximação maior com a comunidade. Também serviu como uma seletiva para a participação no Campeonato Cearense de Triathlon Infantil, marcado para 8 de outubro. A competição é aguardada com expectativa, por ser a primeira oportunidade dos alunos de experimentar um triathlon completo.

"Tanto as crianças como os atletas mais velhos nadaram muito bem. Os alunos da Escolinha de Triathlon tiveram uma evolução bem bacana na natação, o que nos deixa muito felizes. Porque desenvolver a modalidade desde o início no mar é bem diferente de começar na piscina, onde se tem mais visibilidade e controle. No mar, existe uma dificuldade maior para fazer o alinhamento de braçadas e pernadas. Por outro lado, ganhamos vantagem na segurança. Os alunos já ficam mais à vontade nesse ambiente, enquanto muitas crianças que começam a nadar na piscina ficam com medo quando vão para o mar pela primeira vez", explica o professor Márcio Santos.

O desempenho das crianças no ciclismo e na corrida também passou por uma transformação completa. Com a estruturação da Escolinha de Triathlon Atitude Atletas, os alunos ganharam bicicletas de MTB, de uso compartilhado, e tênis novos, e passaram a treinar em piso duro, no calçadão em frente à praia.

"Correr no calcadão faz com que os alunos tenham uma outra pisada, e trabalhem as articulações e músculos de forma diferente. Além disso, a bike de MTB é diferente de uma speed, e o calcadão tem subidas. Acaba sendo um treino mais duro para eles, mas o que pode ser dificuldade no início se transforma em vantagem, com o ganho de resistência e habilidades técnicas", explica Márcio.

 

Atitude Atletas

O Atitude Atletas foi criado em 2005, com o objetivo de usar o esporte como ferramenta de inclusão social de crianças e jovens moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social, na região da Praia de Iracema. O projeto tem o triathlon como modalidade predominante, mas também está presente em esportes como corrida de rua, pentathlon moderno e maratona aquática.

"Agora com a criação da Escolinha de Triathlon, estamos vendo as famílias empolgadas em ajudar, providenciando a documentação dos alunos, participando de todo o processo. A comunidade abraçou o projeto", comemora o professor Márcio Gonçalves.

 

A Escolinha de Triathlon

A Escolinha de Triathlon Atitude Atletas atende 60 crianças e adolescentes de 8 a 17 anos no bairro de Pirambu, em Fortaleza. Os alunos são divididos em duas turmas, com quatro aulas semanais de duas horas de duração. O projeto conta com professores e monitores, uniformes e equipamentos de uso compartilhado para todos e distribuição de kit lanche. A escolinha tem execução da Associação Menina Olímpica e captação da BG Soluções Sociais. Os patrocinadores são Dass, Coopershoes, Lunelli, Unitextil, Kolosh, Vicunha, Cerbras, Freitas Varejo, Projeart, iByte, Haco, Ruberloss e Catatau.

Leia também...
03.03.2023

Treinamentos do início da temporada são adaptados para respeitar o desenvolvimento físico da garotada

19.12.2022

Primeiro ano da iniciativa do projeto voltado para jovens de 8 a 16 anos trouxe novas perspectivas de vida e talentos descobertos

28.10.2022

Alunos da Escolinha de Triathlon Atitude Atletas vivem experiência com corrida infantil e palestra de um dos maiores nomes da modalidade no Brasil

29.08.2022

Juraci Moreira visitou o projeto na semana passada para acompanhar a evolução das crianças na modalidade