Capa

Yacht Club Paulista sedia 'esquenta' para o Mundial de Snipe Feminino 2021

02.10.2021  |    2.036 visualizações

Troféu Marina Prada será realizado neste fim de semana na Represa do Guarapiranga

O Troféu Marina Prada 2021 será realizado neste fim de semana, 2 e 3 de outubro, no Yacht Club Paulista (YCP), em São Paulo (SP). A competição será uma espécie de esquenta para o Mundial Feminino da classe, que tem início na quarta-feira (6), na mesma raia da Represa do Guarapiranga.  O campeonato será realizado nos moldes das regatas femininas do Europeu, que tem um tempo objetivo menor e permite ter mais provas por dia para aumentar a competitividade do evento, respeitando a força das mulheres.

A regata no Yacht Club Paulista é uma homenagem à avô de Paola Prada, secretária nacional da classe, e do medalhista olímpico Bruno Prada, que sempre prestigiou a Represa do Guarapiranga e o YCP.

A primeira edição do Troféu Marina Prada foi em 2019 com nove duplas femininas, principalmente das flotilhas da Guarapiranga, São Vicente (SP) e Paraná. Em novembro daquele ano especificamente a regata valeu também como Campeonato Paulista Feminino. As vencedoras foram Beatriz Ferraz e Claudia Truksa. Já em 2020, as campeãs foram Carol Sacconi Mari Peccicacco.

''Boa parte das meninas do Mundial de Snipe vão participar do Troféu Marina Prada. A competição principal está chegando, já no domingo começam as medições. A classe proporciona às mulheres velejarem por causa da regulagem. É um barco que serve para todos os tipos de velejadores'', projetou Paola Prada. ''O clube YCP cultiva a tradição de fazer provas femininas e principalmente da Snipe''.

Já estão confirmadas para correr o Troféu Marina Prada atletas estrangeiras como multi-campeã Kathleen Tocke, dos Estados Unidos. Já no Mundial de Snipe, mais de 40 duplas de sete países estarão nas regatas, incluindo Argentina, Alemanha, Brasil, Chile, Croácia, Estados Unidos e Noruega.

''Muito feliz de estar aqui no Brasil novamente. Será uma competição diferente, numa represa, e com muitas duplas na disputa. Feliz em ver tantas atletas num período de pandemia'', disse a norte-americana Kathleen Tocke.

A dupla vencedora do Mundial de Snipe garantirá vaga na próxima edição do Mundial aberto, ainda sem data definida em função da COVID-19. A competição no Brasil adotará todos os protocolos sanitários exigidos. 

Será a sexta edição de Mundial de Snipe que o Brasil sediará. Os outros cinco eventos foram abertos. O último foi em 2019, em Ilhabela (SP). Nomes como Juliana Duque, campeã em 2016, Adriana Kostiw, velejadora olímpica, Andrea Grael, mãe de Martine Grael e Marco, e Isabel Ficker e Laura Zanni - campeãs mundiais de 420.

A classe Snipe é uma das mais tradicionais da vela brasileira, com participação de medalhistas olímpicos e pan-americanos, como Torben Grael e Lars Grael. Desde 1994, a categoria tem um mundial exclusivo para mulheres, realizado a cada dois anos. 

A primeira edição do Mundial de Snipe Feminino foi realizada em 1994, em Yokohama, no Japão, com vitória de Pauline Book e Carine Juliussen (Noruega). A edição mais recente foi realizada em Newport, nos Estados Unidos, com 32 equipes representando 10 países. As vencedora foram Carol Cronin e Kim Couranz (EUA).

O Mundial de Snipe Feminino tem realização do Yacht Club Paulista e Associação Brasileira da Classe Snipe, com apoio da SCIRA - Snipe Class International Racing Association.

Campeãs Mundiais:

1994 Yokohama, Japão - Pauline Book & Carine Juliussen (NOR)

1996 Mar Menor, Espanha - Pauline Book & Carine Juliussen (NOR)

1998 Annapolis, EUA -  Ekaterina Skoudina & Tatiana Lartseva (RUS)

2000 Trieste, Itália -  Karianne Eikeland & Janett Krefting (NOR)

2002 St. Petersburg, EUA -  Carolyn Brown Krebs and Julie Redler (EUA)

2004 Oslo, Noruega - Andrea & Mariana Foglia  (URU)

2006 Punta del Este, Uruguai - Andrea & Marian Foglia  (URU)

2008 Roquetas de Mar, Espanha - Marina Gallego & Marina Sanchez (ESP)

2010 St. Petersburg, EUA - Anna Tunnicliffe & Molly Vandermoer (EUA)

2012 Malaga,Espanha - Marta & Angela Hernandez (ESP)

2014 Cordoba, Argentina - Maria Paula & Mariala Salerno (ARG)

2016 Bracciano, Itália -  Juliana Duque & Amanda Sento Sè (BRA)

2018 Newport, Rhode Island, EUA -  Carol Cronin & Kim Couranz (USA)

Sobre o barco

Classe: Snipe Class International Racing Association

Nº de tripulantes: 2

Designer: William Crosby

Material do casco: madeira ou fibra de vidro

Ano do primeiro projeto: 1931

Comprimento do casco: 4,7 m

Quantidade de vela: 2 (mestra e buja)

Peso do barco: 173 kg

 

Mais informações com a equipe On Board Sports

Site oficial -- https://2021womens.snipeworlds.org

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net

 

 

Leia também...
09.10.2021

Dupla da Bahia ganhou quase todas as regatas no Yacht Club Paulista e garantiu o título por antecipação

08.10.2021

Faltando ainda mais duas regatas e a entrada do descarte, baianas Juliana Duque e Mila Beckerath praticamente garantem o título com desempenho quase perfeito

07.10.2021

Juliana Duque e Mila Beckerath venceram as duas regatas desta quinta-feira (7), no Yacht Club Paulista (YCP)

06.10.2021

Estreia do Mundial de Snipe Feminino contou com duas regatas no Yacht Club Paulista, em São Paulo (SP)