Capa

Jorge Zarif pronto para estreia dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

20.07.2021  |    832 visualizações

Brasileiro representante da classe Finn competirá sua terceira edição olímpica no Japão

Contagem regressiva de uma semana para a estreia de Jorge Zarif nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020! O velejador paulista representará o Brasil pela terceira edição consecutiva na classe Finn, sendo que na Rio 2016 terminou na quarta colocação. As regatas da classe começam na próxima terça-feira (27) na raia de Enoshima.

Serão 19 competidores na classe Finn e o calendário prevê 10 regatas até 1º de agosto, com duas datas de descanso nesse período. A regata da medalha, que tem pontuação dobrada e não tem descarte do pior resultado, será no dia 3 de agosto.

O atleta está desde 12 de julho em Enoshima com a equipe brasileira. Os treinos e adaptação à cidade da vela nos Jogos são feitos ao lado do campeão mundial e pan-americano Alexandre Paradeda, seu treinador.

''O calor aqui em Enoshima é muito forte, mas estou me aclimatando bem para a estreia em uma semana. Agora é uma fase de escolha das velas e adaptação à raia. Já velejei aqui e posso dizer que os ventos são difíceis de prever. Na primeira semana, por exemplo, ventou muito pouco. No começo é muito trabalho e muito ajuste. É isso que está acontecendo'', disse Jorge Zarif.

Lista de atletas da Finn

Campeão mundial em 2013, Jorge Zarif é um dos maiores nomes da história da classe Finn no País, que já teve velejadores como Jörg Bruder (Tóquio 64, e México 68 de Finn e Munique 72 na Star) e Guga Zarif (Los Angeles 84 e Seoul 88), pai de Jorginho, defendendo a cores do Brasil nos Jogos Olímpicos.

''O Finn é muito equilibrado. Podemos dizer que são pelo menos dez velejadores muito fortes nessa lista para brigar por três lugares no pódio. Se a gente olhar os resultados dos últimos anos vai ver muitos nomes. A classe é muito forte e tem muita gente que ficou de fora com medalhas em Olimpíadas, Mundiais e Europeus''. 

Treinos e mais treinos

Trabalhando desde o ano passado ao lado de Alexandre Paradeda, experiente velejador com participações olímpicas e títulos de expressão, Jorge Zarif dividiu treinos em Ilhabela (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

A dificuldade de eventos em função da pandemia e a logística do uso do equipamento não desanimaram atleta e treinador em busca do resultado olímpico. Nos treinos no Japão, o foco é melhorar a adaptação ao Finn e deixar o velejador rápido, como é sua característica.

''Já passei por isso que o Jorginho Zarif e sei como ele está se sentindo. Mas ele é bem tranquilo, fácil de trabalhar. Estamos focados no objetivo e vamos nessa direção. A nossa convivência é boa'', contou Alexandre Paradeda.

''Fizemos muitos treinos no Brasil. O material foi muito cedo para o Japão e ele não correu com o que tem de melhor. Mas ele se adapta bem e está pronto para a estreia''.

O principal material usado na Finn foi ao Japão foi enviado em março pela PGL Brasil. Antes de chegar a Tóquio, Jorginho Zarif fez uma série de treinos e competições em Portugal e na Espanha.

A Finn também é chamada, na sua versão em inglês, de One Person Dinghy. 

Sobre o atleta

O principal resultado de Jorge Zarif na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro como o Atleta do Ano.

Foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também foi campeão da Star Sailors League 2018 e campeão Mundial de 2018.

O objetivo do velejador é chegar pronto para Tóquio 2021, sua terceira olimpíada na carreira. Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, Jorginho foi como reserva com apenas 15 anos.

Jorge Zarif é patrocinado por Marinha do Brasil, PGL, Mitsubishi Motors Brasil e Zhik.

As redes sociais de Jorge Zarif

A página oficial do atleta no Facebook https://www.facebook.com/JorgeZarifOficial
E veja as fotos do velejador no Instagram: @JorgeZarif

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net

 

 
Leia também...
04.07.2021

Representante do Brasil na Finn ganhou Campeonato Sudeste Brasileiro disputado no Yacht Club Paulista, em São Paulo (SP)

24.06.2021

Sudeste Brasileiro da classe Finn será realizado na cidade de São Paulo (SP) entre os dias 2 e 4 de julho

17.06.2021

Brasileiro está em Santander, na Espanha, se preparando para correr a Olimpíada na classe Finn

14.05.2021

Brasileiro disputou Europeu e Mundial de Finn em Portugal, além de testar equipamento para Tóquio 2020