Capa

Jorge Zarif vence última competição antes das regatas de Tóquio 2020

04.07.2021  |    1.694 visualizações  |  anexos

Representante do Brasil na Finn ganhou Campeonato Sudeste Brasileiro disputado no Yacht Club Paulista, em São Paulo (SP)

O velejador Jorge Zarif foi o vencedor do Campeonato Sudeste Brasileiro e Troféu Homenagem aos Campeões da Classe Finn, sua última competição antes do embarque para a Olimpíada de Tóquio 2020.  Na raia do Yacht Club Paulista, em São Paulo (SP), Jorginho Zarif ganhou quatro das cinco regatas disputadas entre sexta-feira (2) e domingo (4). A medalha de prata ficou com Ricardo Santos e o bronze para Pedro Lodovici. O campeonato teve ao todo 17 competidores na Represa do Guarapiranga.

O atleta paulista embarca para o Japão no próximo domingo (11) para a disputa do principal evento da modalidade. Durante a semana, o campeão mundial de 2013 fará treinos na capital paulista ao lado do técnico Alexandre Paradeda.

Jorge Zarif agradeceu os velejadores que estiveram com ele em mais um ciclo olímpico, que pode ser o último da classe Finn na história dos Jogos Olímpicos, categoria que está desde 1952. 

''Era para ser um campeonato normal, mas organizaram essa despedida bacana em forma de homenagem. Fico feliz de reunir todos. Não sei se volto a correr de Finn após a Olimpíada, então pode ter sido meu último evento na categoria no Brasil'', disse Jorge Zarif nas dependências do Yacht Club Paulista.

''É muito bacana estar com os amigos que estão comigo desde que cheguei na Finn antes de embarcar, vamos ter uma rotina muito restrita em Tóquio''.

A estreia na raia de Enoshima será no dia 27 de julho. A classe Finn terá ao todo 19 participantes na olimpíada e a medal race - regata da medalha - será em 3 de agosto.  Jorge Zarif ficou em quarto na Rio 2016 e vai para sua terceira olimpíada, ou quarta, já que esteve como reserva em Pequim 2008 com apenas 15 anos.

''Chegando em Tóquio vamos fazer alguns ajustes finais no barco, mas nada muito grande. Vamos tentar manter a concentração e a calma. Vamos com tudo''. 

Campeão mundial em 2013, Jorge Zarif é um dos maiores nomes da história da classe Finn no País, que já teve velejadores como Jörg Bruder (Tóquio 64, e México 68 de Finn e Munique 72 na Star) e Guga Zarif (Los Angeles 84 e Seoul 88), pai de Jorginho, defendendo a cores do Brasil nos Jogos Olímpicos.

Amigos desejam boa sorte

Desde que começou a correr de Finn ainda adolescente, Jorge Zarif já era destaque por resultados. Apoiado pelo pai, Guga Zarif, o garoto de 15 anos foi o reserva da categoria em Pequim 2008, já chamando atenção pelo talento e porte físico.

A partir daí praticamente dominou o cenário da Finn ganhando os campeonatos nacionais e regionais. O boom foi em 2003 com o título mundial Jr. e Sênior seguidos, fato que o colocou entre os maiores da história da modalidade. 

''O Jorginho está super preparado fisicamente e na velejada. É um grande nome para representar o Brasil e trazer uma medalha. Ele está muito bem apesar da pandemia. Desejo boa sorte e força '', contou o velejador e amigo Robert Rittscher.

''Grande privilégio estar aqui essa semana velejando com o Jorginho antes de Tóquio. Corri com o pai dele (Guga Zarif) e acompanhei essa evolução. Estou muito confiante para a olimpíada'', disse o veterano Luis Borba. 

Organizadora do evento com o Yacht Club Paulista, Paola Prada desejou bons ventos ao jovem velejador brasileiro, que sempre frequentou as dependências do clube. ''É uma grande honra para o Yacht Club Paulista, que tem história na classe Finn, desde Jörg Bruder . Agradeço ao Jorginho por escolher o nosso clube para essa despedida''.

Brasileiros na classe Finn em Jogos Olímpicos

Helsinque 1952 - Alfredo Jorge Ebling Bercht

Melbourne 1956 - Joaquim Roderbourg

Roma 1960 - Reinaldo Conrad

Tóquio 1964 - Jörg Bruder

Cidade do México 1968 - Jörg Bruder

Munique 1972 - Cláudio Biekarck

Montreal 1976 - Cláudio Biekarck

Moscou 1980 - Cláudio Biekarck

Los Angeles 1984 - Guga Zarif

Seul 1988 - Guga Zarif

Barcelona 1992 - Christoph Bergmann

Atlanta 1996 - Christoph Bergmann

Sydney 2000 - Christoph Bergmann

Atenas 2004 - Joca Signorini

Pequim 2008 - Eduardo Couto

Londres 2012 - Jorge Zarif

Rio 2016 - Jorge Zarif

Tóquio 2020+1 - Jorge Zarif

 

Sobre o atleta

O principal resultado de Jorge Zarif na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro como o Atleta do Ano.

Foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também foi campeão da Star Sailors League 2018 e campeão Mundial de 2018.

O objetivo do velejador é chegar pronto para Tóquio 2021, sua terceira olimpíada na carreira. Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, Jorginho foi como reserva com apenas 15 anos.

Jorge Zarif é patrocinado por Marinha do Brasil, PGL, Mitsubishi Motors Brasil e Zhik.

As redes sociais de Jorge Zarif

A página oficial do atleta no Facebook https://www.facebook.com/JorgeZarifOficial
E veja as fotos do velejador no Instagram: @JorgeZarif

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net

 

 
Leia também...
20.07.2021

Brasileiro representante da classe Finn competirá sua terceira edição olímpica no Japão

24.06.2021

Sudeste Brasileiro da classe Finn será realizado na cidade de São Paulo (SP) entre os dias 2 e 4 de julho

17.06.2021

Brasileiro está em Santander, na Espanha, se preparando para correr a Olimpíada na classe Finn

14.05.2021

Brasileiro disputou Europeu e Mundial de Finn em Portugal, além de testar equipamento para Tóquio 2020