Capa

Jorge Zarif

Jorge Zarif participa da Semana Internacional de Vela de Ilhabela - Virtual Edition.

Velejador olímpico fez parte do painel MIT Talks - "Campeões no mar e na tela" patrocinada pela Mitsubishi

27.07.2020  |  142 visualizações

O velejador olímpico Jorge Zarif participou nesta segunda-feira (27) do primeiro dia da Semana Internacional de Vela de Ilhabela - Virtual Edition. O principal evento da modalidade na América do Sul se adaptou à nova realidade em função da COVID -19 e fará sua edição de número 47 de maneira remota.  

O atleta paulista fez parte do MIT Talks, painéis realizados em parceria com sua patrocinadora, a montadora MITSUBISHI. A palestra "Campeões no mar e na tela" contou com a participação também dos atletas virtuais Allan Godoy e Samuel Solano. 

O trio falou das regatas online e dos aplicativos para jogar vela pelo computador, como se fosse um video-game. A Semana de Vela de Ilhabela usará o Virtual Regatta, simulador oficial da World Sailing.

"Me impressiona o quanto parece verdadeiro, você consegue tomar decisões táticas, ficou bastante real, é uma experiência bem bacana, que está cada vez maior principalmente nesses tempos que temos o distanciamento social", disse Jorge Zarif.

O velejador Jorge Zarif tem sete participações na competição tradicional, inclusive ao lado de seu pai, o saudoso Guga Zarif, que venceu várias edições do evento em Ilhabela com o Áries IV. Depois que iniciou sua trajetória olímpica na campanha para Pequim 2008 (foi reserva na Finn), o velejador paulista pouco conseguiu agenda no mês de julho para a Semana de Vela de Ilhabela.

Jorginho comentou sobre as semelhanças entre o jogo e a velejada na vida real. "Eu jogava em 2007, e me surpreendeu como evoluiu a parte tática do jogo, você consegue escolher o lado de largada, ficou muito mais parecido com uma regata da vida real, é bem legal para quem quer aprender e mesmo para quem já sabe velejar, dá para se divertir bastante". 

O campeão mundial de 2013 está em Ilhabela (SP) fazendo treinamentos para o retorno às competições na classe Finn. O atleta busca sua terceira participação olímpica em Tóquio 2021.

"Eu tive um período complicado com lesões e estou voltando agora sem nenhuma dor. Essa será minha última Olimpíada na classe, já que a Finn sairá a partir de Paris 2024''.

''Para se tornar um atleta de alto nível tudo é uma jornada muito dura. Você deve fazer um trabalho bem feito e muito sério. É preciso ter uma equipe muito forte na parte tática e técnica, é preciso ter uma equipe preparada junto".  

Mit Talks

O ciclo de palestras sobre o segmento, que abriu a edição da Semana de Vela, incluiu nomes como Marina Bandeira Klink, Carlo Borlenghi, Julio Cardoso e a Família Schurmann. 

A Semana Internacional de Vela virtual vai até quinta-feira (30). Estão programadas 20 provas online por meio do simulador Virtual Regatta com 76 jogadores. 

Após o MIT Talks foram realizadas as regatas warm up com objetivo de ensinar os inscritos as regras do simulador. 

Os painéis foram transmitidos ao vivo pelo site www.sivilhabela.com.br e pelos canais digitais da Semana Internacional de Vela de Ilhabela no Instagram e Facebook. 

A organização abriu o processo às 12h pelo site oficial da competição e as 76 vagas foram preenchidas em tempo recorde. As provas online terão barcos das classes Offshore e J-70 divididos em baterias. A competição foi limitada a 76 participantes .

Sobre o atleta

Jorginho Zarif está a caminho de sua terceira olimpíada! Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, Jorge Zarif foi como reserva com apenas 15 anos.

Seu principal resultado na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o Atleta do Ano.

Foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também foi campeão da Star Sailors League 2018 e campeão Mundial de 2018.

As redes sociais de Jorge Zarif

A página oficial do atleta no Facebook https://www.facebook.com/JorgeZarifOficial
E veja as fotos do velejador no Instagram: @JorgeZarif

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net

 

 
Leia também...
20.07.2021

Brasileiro representante da classe Finn competirá sua terceira edição olímpica no Japão

04.07.2021

Representante do Brasil na Finn ganhou Campeonato Sudeste Brasileiro disputado no Yacht Club Paulista, em São Paulo (SP)

24.06.2021

Sudeste Brasileiro da classe Finn será realizado na cidade de São Paulo (SP) entre os dias 2 e 4 de julho

17.06.2021

Brasileiro está em Santander, na Espanha, se preparando para correr a Olimpíada na classe Finn