Capa

Patrícia Farias é a primeira mulher a completar o Desafio do Lago Titicaca

28.02.2019  |    52 visualizações

Ultramaratona de 20 km foi realizada na última quinta-feira (28) entre a Bolívia e o Peru

A ultramaratonista aquática Patrícia Farias completou, na última quinta-feira (28), o Desafio do Lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru, e se tornou a primeira mulher a realizar a prova. A nadadora fez o percurso de 20 km em 4 horas e 16 minutos. 
 
Com chuva ao longo do trajeto, a carioca nadou em temperaturas gélidas, que ficaram em torno dos 10 graus, segundo o técnico Guilherme Siga. Patrícia enfrentou, além da água fria, a alta altitude do lago, que fica a 3.812 metros. 
 
Antes da prova, Patrícia visitou escolas na Bolívia e Peru para contar sobre o Desafio. No local da chegada, no município de Yunguyo, no Peru, ela foi recebida com uma grande "festa" pela população local, que a apoiou desde o início da prova, na cidade de Copacabana na Bolívia.
 
"A largada atrasou um pouco. Com isso, fiquei um pouco tensa, ansiosa porque o tempo tava mudando e tinha algumas nuvens carregadas. Assim que começou a prova, iniciei de forma mais tranquila, conforme orientação do meu técnico. Depois de uma hora senti a água bem gelada. Estava 10 graus. Eu tive que driblar esse pensamento, focar no nado e outras coisas. Depois de 2 horas eu senti minha respiração. Começou a ficar complicado por conta da água gelada. De repente abriu um sol que me animou muito. Quando faltava uns 5Km, o lago começou a mexer mais e peguei uma correnteza contra meu nado. Eu senti isso e tive que acabar mudando o nado. Quando eu estava bem próxima da chegada, eu vi uma multidão e então aquilo me deu um gás e dei até um tiro de uns 50 metros. Só tenho que agradecer porque a recepção, chegada, foi tudo maravilhoso. Foi uma experiência sensacional", conta a atleta. 
 
A preservação das águas e de todo meio ambiente em volta do lago foi um dos objetivos dos organizadores do Desafio. Jornalistas locais de jornais, rádios e televisões acompanharam todo o trajeto. 
 
"Estou sem explicação para tamanha emoção. São muitos agradecimentos. Ao meu treinador, aos meus amigos e familiares, apoiadores, que estavam mandando mensagens e estavam na torcida o tempo todo. Ao município de Yunguyo e Copacabana, por terem nos recepcionado tão bem na chegada da cidade e após a travessia. Teve uma equipe média pronta que me atendeu. Houve uma recepção linda. Foi incrível nadar e poder falar que já atravessei o lago sagrado dos incas. Vou levar para vida isso”, finaliza Patrícia. 
 
Guilhereme Siga, técnico de Patrícia acompanhou todas as adversidades ao longo do trajeto e reforçou a boa preparação da atleta para prova.

“Foram treinos puxados. Forcei bastante mesmo, não sabíamos o que vinha pela frente, como seria a adaptação da Paty na altitude e deu tudo certo. Foi muito gratificante treinar a Paty, uma atleta de ponta “iron woman”...Acredito que ambas as partes tivemos uma sintonia muito boa. Aprendemos muito mesmo um com o outro. O entrosamento nosso evoluiu muito bem. Foi um prazer enorme treiná-la.”, comentou o técnico da nadadora.

Veja aqui trechos da prova.
 
Na Care Club Itaim, uma de suas parceiras, ela faz um acompanhamento com a nutricionista Julia Vasconcellos e com o médico Paulo Puccinelli, especialista do esporte. 
 
Para encarar o Desafio ela contou com o apoio do município de Copacabana, localizado na Bolívia, e do técnico Guilherme Siga. Além deles, a equipe parceira foi composta pela Assessoria  CGFit, Gaivotas Eventos, que apoiou com treinos na piscina do Complexo Esportivo do Ibirapuera, a Cia Athlética Morumbi, a farmácia ProNatura, a Mares Acupuntura e a Mormaii Natação. 
 
Sobre Patrícia

Patrícia Farias tem 37 anos e foi a primeira mulher a realizar a Travessia Do Leme ao Pontal, maior maratona aquática do Brasil, com 35k. Atleta federada em piscinas até os 16 anos, passou a se dedicar à natação em águas abertas em 2011.

A carioca tem no currículo um título brasileiro nos 10k em 2013, a medalha de prata na tradicional 14 Bis em 2016, entre Bertioga e Santos, e a medalha de bronze na ultramaratona aquática da Ilha do Mel, também em 2016. Em seu mais recente desafio (2017), completou os 36k da tradicional travessia de Capri-Nápoles, na Itália.
 
————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀️ Katarine Monteiro
📧 katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱+55 11 99217-6474
🔛 www.onboardsports.net

Leia também...
29.04.2019

Competição foi realizada no último sábado (27)

25.03.2019

Final de semana foi marcado por vitória também no Circuito Gaivotas Eventos

19.03.2019

Prova deste domingo (23) tem 15 km e será disputada em Bertioga (SP)

11.03.2019

A ultramaratonista nadará a prova da Ilha do Mel, travessia de Alcatrazes e a prova do Rio Itapanhaú