Capa

Patrícia Farias será a primeira mulher a nadar da Bolívia ao Peru no Lago Titicaca

05.02.2019  |    48 visualizações

Desafio de 20 km foi adiado para o dia 28 de fevereiro

A ultramaratonista aquática Patrícia Farias será a primeira mulher do mundo a encarar o Desafio do Lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru. A nadadora irá enfrentar as adversidades do lago navegável mais alto do planeta no dia 28 de fevereiro, em um percurso de 20 km. 
 
A carioca vai nadar em temperaturas que variam entre 10ºC e 14ºC e 3.812 metros de altitude. Patrícia foi também a primeira mulher a realizar os 35 km da Travessia Do Leme ao Pontal, a maior maratona aquática do Brasil.
 
"Para mim é motivador poder ser a primeira mulher a nadar da Bolívia ao Peru, sensação imensurável. A causa é mais valiosa ainda, que é uma questão ambiental e ao mesmo tempo de fomentar o esporte na região, além de levar um pouco desse sentimento único para as crianças. Estou muito feliz em ter essa oportunidade em um lugar único, de rico valor cultural e histórico! ", comenta Patrícia.
 
A data do Desafio foi adiada em um semana a pedido dos organizadores da prova. O único atleta a fazer o percurso foi o brasileiro Maurício Giaxa, responsável pelo convite à atleta. A nadadora Dailza Damas já nadou no lago, porém fez outro trajeto.
 
Veja o vídeo promocional do Desafio, aqui
 
Na Care Club Itaim, uma de suas parceiras, a ultramaratonista faz um acompanhamento com a nutricionista Julia Vasconcellos e com o médico Paulo Puccinelli, especialista do esporte. 
 
"Como ganhamos mais uma semana, em contato com a minha nutricionista, combinamos melhor a suplementação e faremos mais alguns testes. Estou também sendo acompanhada pelo médico, que está monitorando minha rotina diária e está elaborando algumas estratégias. A programação de treinos não foi prejudicada, e temos agora uma gordurinha rs... Aproveito também esse tempo para me dedicar um pouco mais a fisioterapia e acupuntura", comenta a atleta de 37 anos. 
 
Para encarar o Desafio ela conta com o apoio do município de Copacabana, localizado na Bolívia, e do técnico Guilherme Siga.
 
Além deles, a equipe parceira é composta pela Assessoria  CGFit, Gaivotas Eventos, que apoia com treinos na piscina do Complexo Esportivo do Ibirapuera, a Cia Athlética Morumbi, a farmácia ProNatura, a Mares Acupuntura e a Mormaii Natação. 
 
Sobre Patrícia

Patrícia Farias tem 37 anos e foi a primeira mulher a realizar a Travessia Do Leme ao Pontal, maior maratona aquática do Brasil, com 35k. Atleta federada em piscinas até os 16 anos, passou a se dedicar à natação em águas abertas em 2011.

A carioca tem no currículo um título brasileiro nos 10k em 2013, a medalha de prata na tradicional 14 Bis em 2016, entre Bertioga e Santos, e a medalha de bronze na ultramaratona aquática da Ilha do Mel, também em 2016. Em seu mais recente desafio (2017), completou os 36k da tradicional travessia de Capri-Nápoles, na Itália.
 
————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀️ Katarine Monteiro
📧 katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱+55 11 99217-6474
🔛 www.onboardsports.net

Leia também...
29.04.2019

Competição foi realizada no último sábado (27)

25.03.2019

Final de semana foi marcado por vitória também no Circuito Gaivotas Eventos

19.03.2019

Prova deste domingo (23) tem 15 km e será disputada em Bertioga (SP)

11.03.2019

A ultramaratonista nadará a prova da Ilha do Mel, travessia de Alcatrazes e a prova do Rio Itapanhaú