O Dia Mundial da Prevenção do Afogamento é celebrado em 25 de julho, e o medalhista olímpico Thiago Pereira compartilhou uma história pessoal sobre a importância da natação infantil. O atleta de Volta Redonda (RJ) revelou que começou a nadar após sofrer um afogamento aos dois anos de idade.
Esse evento motivou Dona Rose, mãe de Thiago Pereira, a procurar uma escolinha de natação. A iniciativa resultou no surgimento de um dos grandes nomes do esporte brasileiro, tornando Thiago o maior medalhista pan-americano do país. Desde que se aposentou após os Jogos Rio 2016, o nadador tem se dedicado a projetos de conscientização para os pais sobre a importância do ensino da natação.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que cerca de um quarto de milhão de pessoas morrem por afogamento a cada ano, e quase 82.000 dessas vítimas são crianças entre 1 e 14 anos. Isso faz do afogamento um grave problema de saúde pública global, sendo a terceira principal causa de morte por lesões não intencionais, representando 7% de todas as mortes relacionadas a lesões.
"O afogamento é uma das principais causas de morte entre crianças no Brasil também. Nossas crianças são vulneráveis e correm enormes riscos de se afogarem e morrerem. Nós podemos fazer parte da mudança dessa realidade. Juntos, podemos produzir um grande impacto e, pela natação, transformar essa tragédia em uma vitória do Esporte, da Educação e da Saúde", disse Thiago Pereira.
Desde agosto de 2022, ele lidera o projeto "Nadando com Thiago Pereira" em sua cidade natal. O programa oferece aulas gratuitas de natação para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, promovendo saúde, segurança na água e valores importantes para a formação dos jovens.
O projeto, idealizado pelo medalhista olímpico, atende atualmente 360 alunos distribuídos em 20 turmas, com aulas realizadas duas vezes por semana no Parque Aquático Municipal de Volta Redonda. Desde seu início, centenas de crianças já participaram do programa, beneficiando-se não apenas da prática esportiva, mas também dos valores que o esporte proporciona, como disciplina e ética.
"Muita gente me pergunta se meu filho vai nadar, e eu entendo que a pergunta é se ele vai nadar profissionalmente, mas eu respondo que lá em casa será obrigatório aprender a nadar; depois, ele faz o que quiser. O importante é saber nadar em primeiro lugar", contou o medalhista de Londres 2012.
O projeto "Nadando com Thiago Pereira" conta com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda e da Fundação CSN. É patrocinado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), pela Vulcabras e pelo Grupo Nossa Senhora do Ó - Viação Urubupungá, Viação Santa Brígida e Viação Cidade de Caieiras, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
As inscrições para o projeto estão abertas para crianças e adolescentes de Volta Redonda. Os interessados devem se inscrever na secretaria do Parque Aquático, na Ilha São João, apresentando os seguintes documentos: cópia da identidade (RG) e CPF da criança ou adolescente, cópia do RG do responsável, comprovante de residência, uma foto 3x4 e declaração escolar de 2024.
O Instituto Thiago Pereira, responsável pela iniciativa, tem como missão tornar o esporte acessível a todos, promover os valores que a prática esportiva ensina e utilizar a natação como uma ferramenta de prevenção de afogamentos. Thiago Pereira, que sobreviveu a um afogamento aos 2 anos de idade, sempre enfatiza a importância de saber nadar para melhorar a segurança e o desenvolvimento das crianças.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3339-2480.
Mais informações, acesse:
A página oficial do Projeto Nadando com Thiago Pereira no Instagram é @nadandocomthiagopereira_
Veja o site do Instituto Thiago Pereira aqui: https://www.institutothiagopereira.com.br/
Siga Thiago Pereira no Twitter: @ThiagoPereira
A página oficial do atleta no Facebook é ThiagoPereiraOficial
E veja as fotos do nadador no Instagram: @ThiagoPereira
-----
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
Medalhista olímpico visita alunos do Nadando com Thiago Pereira no Parque Aquático Municipal
Representando suas instituições de ensino, crianças e adolescentes participam da natação neste sábado
Projeto é realizado em Volta Redonda (RJ), cidade natal do medalhista olímpico
Projeto de natação atende crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos na cidade natal do ídolo