Capa

Classe C-30 terá medalhistas olímpicos e mundiais na SIVI Daycoval

03.07.2024  |    374 visualizações 2024 Semana de Vela de Ilhabela

Carabelli 30 contará com oito veleiros de ponta na 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

A classe C-30 terá disputas equilibradas na 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval. As regatas estão programadas para o período de 20 a 27 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Serão oito veleiros de one-design confirmados na raia do litoral norte de São Paulo, um recorde histórico da categoria assim como no evento do ano passado.

A C-30 mistura nomes de peso como o bicampeão olímpico Robert Scheidt, os campeões mundiais Alex Kuhl, Geison Mendes e Mario Tinoco, além de velejadores profissionais e amadores.

Maior medalhista brasileiro dos Jogos Olímpicos, Robert Scheidt confirmou presença no Tonka para a SIVI. A participação do atleta, que é o embaixador oficial da Semana de Vela de Ilhabela, já rendeu um lugar mais alto do pódio na Copa Mitsubishi, realizada em junho e que foi uma espécie de aquecimento para o evento.

''O barco é leve com área vélica muito grande. Ele te oferece uma sensação de muita velocidade. E requer um bom trabalho da tripulação para manejar. Vamos ter um bom número de participantes. Esse ano a disputa deve ser muito acirrada'', contou Robert Scheidt, que em 2022 foi campeão na classe com o Caballo Loco.

Além do Tonka, a Carabelli 30 terá o Bravo, que foi o primeiro barco inscrito na 51ª SIVI Daycoval contando todas as categorias. As outras classes são ORC, BRA-RGS, Clássicos e RGS Cruiser.

Segundo Jorge Berdasco, as regatas da C-30 sempre são bastante técnicas e a chegada de atletas de ponta como Scheidt só engrandece a modalidade. ''É um barco planador, muito rápido e sensível a qualquer tipo de regulagem. Os barcos andam muito próximos e a alternância de posições é normal. Por isso não podemos desistir e apostar na melhor estratégia.''

''Acho que o Robert deveria ficar no clube olhando a gente ou velejando num time da RGS-Cruiser ou da ORC! Ele não vem pra brincar. Competir contra um dos maiores nomes do esporte é um privilégio enorme e um desafio. Temos que acertar tudo para vencê-lo,'' brincou Jorge Berdasco.

Os outros times junto com Tonka e Bravo serão Caiçara, Kaikias EMS, Kairos, Loyal Relaxa e Zeus. A primeira disputa da C-30 na Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval será na Regata Toque-Toque por Boreste com aproximadamente 23 milhas de percurso. Depois, a organização deve realizar provas de barla-sota (entre boias) e outras distâncias.

O C-30 ou Carabelli 30 foi projetado por Horácio Carabelli, um dos grandes nomes da vela sul-americana, atualmente na America's Cup no desafiante Luna Rossa da Itália. O barco é feito especificamente para regatas de oceano sem tempo corrigido (rating).

A tripulação inclui o timoneiro, o tático, dois trimmers, o proeiro e a secretaria, todos desempenhando papéis essenciais para otimizar o desempenho do veleiro durante as competições.

O campeão de 2023 da classe foi Loyalt 06. A equipe venceu a prova final e contou com uma combinação de resultados, que deixou o Tonka com a medalha de prata entre os oito veleiros da Carabelli 30 na SIVI. Foram realizadas oito regatas da classe C-30.

Veja os barcos inscritos -- https://sivilhabela.com.br/barcos-inscritos/

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval chega à sua 51ª edição, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Este evento, o maior da modalidade na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes. Em média, mais de 120 veleiros de diversos estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo.

Tradicionalmente realizada no mês de julho, a competição impacta positivamente o turismo de Ilhabela, gerando alta demanda na infraestrutura turística, incluindo hotéis, pousadas e restaurantes.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela se alinha com a agenda positiva dos principais campeonatos mundiais, buscando reduzir seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização ambiental com a redução do uso de papel e plástico, o evento também realizou ações voltadas para a limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou um ponto de passagem obrigatória para as baleias jubartes. O evento conta com a parceria histórica da Prefeitura de Ilhabela e da Marinha do Brasil.

Sobre o Banco Daycoval

O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.

Baixe o Aviso de Regata -- https://tinyurl.com/3uyrmxuu

--

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez 

flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Leia também...
22.07.2024

Regatas de percurso longo abrem a Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

21.07.2024

Loyalty 06 supera Relaxa nos metros finais e leva vitória da Regata Toque-Toque

21.07.2024

Evento de vela oceânica abre sua 51ª edição neste sábado (20) em Ilhabela (SP)

15.07.2024

Barco do Veleiros do Sul entra como favorito ao título da 51ª edição da SIVI