Capa

Bico de Proa tem nova cara na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

10.06.2024  |    190 visualizações 2024 Semana de Vela de Ilhabela

Antiga Bico de Proa passa a se chamar RGS-Cruiser e é considerada a classe mais animada da SIVI

A edição 2024 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela apresentará uma novidade nas regatas de oceano. A "classe mais legal" da modalidade, anteriormente conhecida como Bico de Proa, ganhou um novo nome e regras para garantir resultados mais justos na raia de Ilhabela (SP).

Estamos falando da RGS-Cruiser, uma iniciativa da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, em colaboração com a comunidade náutica. A entidade estabeleceu diretrizes para aumentar a competitividade e a equidade nas competições de oceano pelo país. A categoria já foi disputada em eventos como o Ubatuba Sailing Festival, Copa Mitsubishi e regatas em Santos (SP).

De 20 a 27 de julho, durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela no Yacht Club de Ilhabela (YCI), a RGS-Cruiser trará muita diversão na água e envolverá um número crescente de velejadores.

"A classe é a mais legal porque é descontraída, despretensiosa e de baixo custo. Não é necessário ter vela de material exótico ou grandes equipamentos. Muitas vezes, as tripulações incluem família, crianças e até avós", explicou Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI.

"É uma grande confraternização no YCI, com uma enorme disputa ao mesmo tempo. A RGS-Cruiser está aí para ajudar".

A ideia de Cuca Sodré e dos organizadores da RGS-Cruiser é manter a simplicidade a bordo. "A pessoa não precisa fazer nada, é só chegar com o barco que já tem o certificado agregado. Existe uma lista de todos os TMFs agregados no site da RGS".

De acordo com a nota técnica publicada pelo comodoro da ABVO, Bayard Neto, apenas barcos de cruzeiro passíveis de medição na classe BRA-RGS serão admitidos na RGS-Cruiser. Antes, a Bico de Proa não tinha medição do veleiro, o que não garantia justiça nas competições.

Além disso, embarcações que emitiram certificados nos últimos três anos em qualquer regra de classificação, como ORC, IRC, VPRS, BRA-RGS ou outras, não serão admitidas na categoria.

"Na vela de oceano, temos barcos de tamanhos e velas muito diferentes. Para que a competição fosse justa, foram criadas as regras de rating, um coeficiente calculado com base numa equação matemática de medição de cada barco", explicou Bayard Neto. "Na antiga Bico de Proa, que não tinha nenhum rating, um barco pequeno jamais teria condições de competir com um barco grande com justiça". A medida foi aprovada pelo Conselho Técnico em reunião realizada em 9 de abril de 2024.

Nota oficial na íntegra -- https://abvo.org.br/nota-tecnica-rgs-cruiser/

Vencedores da SIVI 2023 na BDP RGS Cruiser 

Bico de Proa A
1º - Blue Wind - 7 pontos
2º - Invocado - 7 pontos
3º - Inaê 50 - 26 pontos

Bico de Proa B
1º - Odoya - 7 pontos
2º - Sirocco - 10 pontos
3º - Tuchaua - 11 pontos

Bico de Proa C
1º - Cambada I - 5 pontos
2º - Helios II -  14 pontos
3º - Almadia - 14 pontos

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela chega à sua 51ª edição, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Este evento, o maior da modalidade na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes. Em média, mais de 120 veleiros de diversos estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo.

Tradicionalmente realizada no mês de julho, a competição impacta positivamente o turismo de Ilhabela, gerando alta demanda na infraestrutura turística, incluindo hotéis, pousadas e restaurantes.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela se alinha com a agenda positiva dos principais campeonatos mundiais, buscando reduzir seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização ambiental com a redução do uso de papel e plástico, o evento também realizou ações voltadas para a limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou um ponto de passagem obrigatória para as baleias jubartes. O evento conta com a parceria histórica da Prefeitura de Ilhabela e da Marinha do Brasil.

Baixe o Aviso de Regata -- https://tinyurl.com/3uyrmxuu

--

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez 

flavio@onboardsports.net 

+55 11 99949-8035 

www.onboardsports.net

 

Leia também...
20.06.2024

Banco Daycoval se junta ao maior evento de vela oceânica da América Latina

17.06.2024

Banco Daycoval se junta ao maior evento de vela oceânica da América Latina

03.06.2024

Nova geração da vela disputa regatas de alto nível em barcos maiores entre os dias 20 e 27 de julho

29.05.2024

Equipes da Argentina, Uruguai, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina estarão nas regatas