Capa

Em dia sem regatas, estreantes fazem a festa na 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

28.07.2023  |    1.315 visualizações 2023 Semana de Vela de Ilhabela

Pela primeira vez competindo na raia de Ilhabela (SP), velejadores celebram participação no evento

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela conta com mais de 1.000 velejadores de todas as regiões do Brasil e também da Argentina. Entre eles, alguns experientes atletas olímpicos, como Clínio de Freitas, Jorge Zarif e Samuel Albrecht, fazem parte do evento que está sendo realizado desde o último sábado (23) no Yacht Club de Ilhabela, litoral norte de São Paulo (SP). 

Além deles, velejadores estreantes conhecem a raia da competição e participam pela primeira vez da experiência de navegar competitivamente na Capital da Vela. São 130 veleiros divididos entre as classes ORC, RGS, Bico de Proa, C30, HPE25 e Multicascos.

Com ventos fortes, como o que se viu na última quinta-feira (27) e fracos, como o desta sexta-feira (28), os atletas estreantes têm em uma semana a chance de aproveitar vários micro climas em pouco tempo. 

Além disso, as provas são divididas em percursos entre boias e também de longas distâncias como a Regata Alcatrazes Atrevida 100 Anos por Boreste Marinha do Brasil.

Paulo Roberto Rodrigues, de Piracicaba, no interior de São Paulo, velejador do barco Mamanguá, participou pela primeira vez de uma regata no mar nesta semana e aprovou a estreia nas águas de Ilhabela (SP). 

"É bem diferente navegar no mar, e navegar em monotipo também (que estou acostumado). No oceano você fica com um pouco de medo. As ondas e as marolas também são bem diferentes das represas, no fim não aconteceu nada, não deu enjoo, foi bem legal", contou o velejador. 

Paulo faz parte da Associação De Vela De Piracicaba (AVP), que nasceu em 2006, e que tem como intuito promover regatas nas represas do interior de São Paulo e fomentar a modalidade na região. 

"O evento (Semana Internacional de Vela de Ilhabela) é super legal, temos várias regatas no mesmo dia, o que não estamos acostumados na represa. Para nós do interior organizar uma regata e reunir todo mundo é bem difícil, mas estamos no caminho para promover cada vez mais regatas na região", contou o velejador.  

Alguns outros barcos são estreantes nesta edição histórica da Semana Internacional de Vela entre eles: Almadia, Azimute, Cabron Argento, Comanda, Daka, Delincuente, Gilgamesh, Inca I, Invicto, Invocado, Jack Sparrow/Lasquine, Jura, Kamikaze XI, Kapalua I, Ladino, Malungo, Mamanguá, Mobile, Mocreia, Oceano, Odoyá, Orion, Pegasus-Lyra, Petrus IV, Piatã, Picaseso III, Polaris IX, Rainha, Sajupi, Sandokan, Sirocco, Tonka, Tuchaua e Valente. 

"É sensacional participar das regatas com barcos grandes e tradicionais e conseguir competir nos dá muita satisfação. Ontem, encalhamos e ficamos 15 minutos parados, mas conseguimos completar a regata", comentou Augusto Moreira, velejador Kamikaze XI. 

Dia sem regatas

A sexta-feira (28) foi marcada pelo dia sem regatas em Ilhabela (SP). Os barcos fizeram as largadas mas a comissão cancelou a disputa, pois o vento passou a ficar fraco e rondado. Foi o penúltimo dia de competição, que terá sua conclusão no sábado (29).

Os campeões de todas as classes serão conhecidos após as regatas, que devem ocorrer ventos de média intensidade e possibilidade de chuva na região. 

Resultados oficiais de todas as classes -- https://sivilhabela.com.br/resultados/

"A competição está muito linda para velejar, todos os dias foram especiais, menos o de hoje que não tivemos regatas, infelizmente. Já velejei algumas vezes em Ilhabela e em todas fica cada vez melhor", comentou Geraldo De la Torre, do barco argentino Delincuente. 

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela 

A 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela é uma realização do Yacht Club de Ilhabela (YCI) e da Prefeitura Municipal de Ilhabela com organização de produção da Full Time Eventos e Turismo. A competição tem o patrocínio da Mitsubishi Motors, Vivaz Energia e SABESP.

Apoio da Brancante Seguros, Cerveja Corona, JAB | Revela, North Sails e Robinson Crusoe. O Patrocínio do Bem da F2 Wealth Management, MPD Construtora e Zenai.

Além dos apoios institucionais da Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), CBVela, ABVO e Marinha do Brasil. O evento conta com a comissão técnica da E-ventos, Assessoria de Comunicação da Tribu Live Mkt e Assessoria de Imprensa da On Board Sports. 

 

Programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Leia todos os textos e releases da competição

Baixe todas as fotos

Curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram

 

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 



Leia também...
01.08.2023

Maior evento de vela da América do Sul será de 20 a 27 de julho de 2024

29.07.2023

Competição de vela oceânica teve sua conclusão neste sábado (29) em Ilhabela (SP)

29.07.2023

Barco gaúcho do Crioula conquista o título da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

29.07.2023

Trio formado por Phoenix, Pangea e Invocado conquista Campeonato por Equipes, regatas que mistura pontuação de ORC, Bico de Proa e RGS