Capa

Dia clássico de regata na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

26.07.2023  |    1.802 visualizações 2023 Semana de Vela de Ilhabela

Terceiro dia de regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem ventos médios e muito sol na ilha

O terceiro dia de regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi realizado nesta quarta-feira (26) com ventos de média intensidade e sol de quase 30 graus em Ilhabela (SP). Uma verdadeira tarde clássica da modalidade para os 130 barcos que disputam a 50ª edição do evento. 

Com três raias montadas na Ponta das Canas, no norte da ilha, a organização decidiu por duas regatas barla-sota - entre boias - para todas as classes, com exceção da Multicasco, Clássicos, RGS e Bico de Proa. C30 e HPE25 tiveram três.

As disputas foram equilibradas para todas as classes desde a largada até a parte final. As regatas exigiram atenção principalmente às manobras por se tratar de uma barla-sota. Velejadores mais experientes e profissionais puderam competir ao lado dos amadores e quem veio ao evento pela primeira vez! 

''Estava um dia lindo, céu limpo, entrou um vento na medida, 10 nós, variou pouco. A raia estava com muitos veleiros e bem montada. Todas as tripulações se divertiram muito.
E a grande sacada do Bico de Proa é isso, né? Diversão com os amigos, buscando sempre ganhar, mas é uma diversão'', disse Sérgio Vinícius do For Sale, barco da Bico de Proa.

Classes como a Bico de Proa, RGS, Multicascos e Clássicos contam com tripulações que mesclam experiência e atletas mais novos, uma das marcas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

A mistura de clima bom e vento só favorece quem veio competir no evento, apontado como o maior da América do Sul na modalidade oceano.

''O dia foi perfeito, realmente maravilhoso! É incrível como a gente tem um inverno dessa temperatura! A beleza que a gente tem aqui, esse evento, a sua organização deste evento fazem a diferença'', disse Kasuo Miyake, integrante do Atrevida, barco homenageado pela SIVI por completar 100 anos.

Experiente velejador com duas Olimpíadas e quatro Pan-Americanos, Mario Buckup faz parte das muitas histórias da Semana de Vela de Ilhabela. No píer do Yacht Club de Ilhabela foi saudado por vários participantes de todas as gerações. O navegador paulista elogiou a organização e as condições de velejo na ilha.

''Ilhabela é muito boa para velejar e reúne os melhores do Brasil. Sem dúvida, eu acho que o top da vela está aqui. É sempre uma grande emoção, esse número 50. Eu espero chegar até ano que vem para participar dessas regatas'', contou Mario Buckup.

Na ORC, o Crioula segue líder com vantagem de 6 pontos para o argentino Sandokan, 8 para o Phoenix e 10 para o Phytoervas. Porém, os atuais campeões perderam os 100% de aproveitamento na SIVI.

Resultados oficiais de todas as classes -- https://sivilhabela.com.br/resultados/

A previsão para a quinta-feira (27) é de ventos de 10 a 12 nós, com rajadas de até 20 nós. A tendência é que as temperaturas caiam um pouco no fim da tarde em Ilhabela (SP). As regatas começam a partir das 12h.

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela 

A 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela é uma realização do Yacht Club de Ilhabela (YCI) e da Prefeitura Municipal de Ilhabela com organização de produção da Full Time Eventos e Turismo. A competição tem o patrocínio da Mitsubishi Motors, Vivaz Energia e SABESP.

Apoio da Brancante Seguros, Cerveja Corona, JAB | Revela, North Sails e Robinson Crusoe. O Patrocínio do Bem da F2 Wealth Management, MPD Construtora e Zenai.

Além dos apoios institucionais da Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), CBVela, ABVO e Marinha do Brasil. O evento conta com a comissão técnica da E-ventos, Assessoria de Comunicação da Tribu Live Mkt e Assessoria de Imprensa da On Board Sports. 

Programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Leia todos os textos e releases da competição

Baixe todas as fotos

Curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram

 

 



Leia também...
01.08.2023

Maior evento de vela da América do Sul será de 20 a 27 de julho de 2024

29.07.2023

Competição de vela oceânica teve sua conclusão neste sábado (29) em Ilhabela (SP)

29.07.2023

Barco gaúcho do Crioula conquista o título da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

29.07.2023

Trio formado por Phoenix, Pangea e Invocado conquista Campeonato por Equipes, regatas que mistura pontuação de ORC, Bico de Proa e RGS