Capa

Regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela homenageiam Eduardo Souza Ramos

25.07.2023  |    1.019 visualizações 2023 Semana de Vela de Ilhabela

Maior incentivador da vela nacional esteve presente no segundo dia de regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

O segundo dia da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi marcado pelas homenagens ao atleta olímpico Eduardo Souza Ramos, que deu nome às regatas desta terça-feira (25) realizadas no norte da ilha. 

Um dos maiores incentivadores da vela nacional, Eduardo Souza Ramos viu de perto a disputa entre os 130 barcos inscritos nesta que é a maior competição náutica da América do Sul e tem como organização o Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Souza Ramos é responsável direto pelo desenvolvimento técnico e evolução da modalidade oceano na América do Sul. O velejador, que se aposentou da modalidade aos 79 anos nesta temporada, é também o maior campeão da Semana Internacional de Vela de Ilhabela com 11 conquistas.

''Agradeço a homenagem ser feita em vida, uma regata em meu nome. Minha última Semana de Vela foi no ano passado, com uma disputa acirrada com o Crioula'', disse Eduardo Souza Ramos.

''Nessas 50 edições, uma das que mais me marcou foi a primeira, quando corri de Snipe e, claro, a última em 2022. Para as próximas regatas espero que o número de barcos aumente e que com eles venham novos veleiros de ponta''.

O último projeto de Eduardo Souza Ramos foi o Botin 44 batizado de Phoenix, apontado como um dos mais modernos veleiros de performance da vela oceânica. Hoje, a equipe tem o comando de Fábio Cotrim e Mauro Dottori e está recheada de atletas olímpicos como Jorge Zarif e André Fonseca Bochecha.

''Tive muita sorte na minha trajetória no esporte de ter velejado com táticos como Torben Grael, Robert Scheidt, Mario Buckup e André Bochecha. Foram momentos espetaculares onde eu aprendi muito, tendo contato com as novidades na modalidade. Fábrica de velas com a North Sails e a Quantum que me trouxeram muitos ensinamentos''.

Eduardo Souza Ramos foi porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 e conta com resultados expressivos em várias classes olímpicas e de oceano, como Star, Snipe, Hpe 25 e S40.

Como patrono da vela nacional, sempre apoiou também por meio da Mitsubishi os maiores eventos da modalidade, sendo a principal patrocinadora da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

''Independente da vertente da vela no Brasil, o Eduardo Souza Ramos ajudou de todas as formas possíveis, sendo velejador de oceano, olímpico e dirigente. Corri com ele no TP52 onda, um projeto que ele era o líder. É o maior incentivador da vela brasileira'', explicou o atleta olímpico Jorge Zarif, que está competindo no Phoenix.

As regatas em Ilhabela (SP) tem o Crioula citado por Souza Ramos em primeiro lugar na classe ORC com 100% de aproveitamento em três provas. A tabela segue com Sandokan da Argentina, Phoenix e Phytoervas na sequência.

O campeonato começou no domingo (23) com a Regata 100 anos - Atrevida Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, que teve o Crioula como Fita-Azul chegando após quase 11 horas de percurso. As provas de terça-feira (25) foram de barla-sota, ou seja, entre boias.

A competição conta com barcos de 11 estados da federação e 12 barcos da Argentina. As classes são: C30, HPE25, ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos e Multicascos. Serão realizadas regatas até sábado (29) no Yacht Club de Ilhabela.

Resultados oficiais de todas as classes -- https://sivilhabela.com.br/resultados/

 

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela 

A 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela é uma realização do Yacht Club de Ilhabela (YCI) e da Prefeitura Municipal de Ilhabela com organização de produção da Full Time Eventos e Turismo. A competição tem o patrocínio da Mitsubishi Motors, Vivaz Energia e SABESP.

Apoio da Brancante Seguros, Cerveja Corona, JAB | Revela, North Sails e Robinson Crusoe. O Patrocínio do Bem da F2 Wealth Management, MPD Construtora e Zenai.

Além dos apoios institucionais da Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), CBVela, ABVO e Marinha do Brasil. O evento conta com a comissão técnica da E-ventos, Assessoria de Comunicação da Tribu Live Mkt e Assessoria de Imprensa da On Board Sports. 

 

Programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Leia todos os textos e releases da competição

Curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram

 

 



Leia também...
01.08.2023

Maior evento de vela da América do Sul será de 20 a 27 de julho de 2024

29.07.2023

Competição de vela oceânica teve sua conclusão neste sábado (29) em Ilhabela (SP)

29.07.2023

Barco gaúcho do Crioula conquista o título da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

29.07.2023

Trio formado por Phoenix, Pangea e Invocado conquista Campeonato por Equipes, regatas que mistura pontuação de ORC, Bico de Proa e RGS