O Campeonato Brasil Centro de Optimist 2023 foi definido neste fim de semana no YCSA - Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo (SP). Foram realizadas dez regatas para as categorias Estreantes e Veteranos nas raias da Represa do Guarapiranga.
A competição de férias escolares de inverno reuniu mais de 80 jovens atletas de 7 a 15 anos. Os destaques da categoria geral no estreante foram Pedro Szabo (CDJ) e Roberta de Horn (CDJ) no feminino. Já no veterano, Lucas Vianna Leal (ICSC) garantiu a primeira colocação e Gabriela Ono Sasaki de Souza a liderança do feminino.
Foram premiados os vencedores de cada faixa etária também como mirim, infantil e juvenil. A classe Optimist é de introdução à vela e seus campeonatos são concentrados geralmente nas férias escolares de inverno e verão.
''Agradeço e parabenizo todos clubes, pais e velejadores participantes. Sem dúvida, o mais importante para o YCSA foi reunir toda essa juventude! Conseguir inserir as crianças no esporte e consolidar amizades para o resto da vida é uma grande satisfação para nós!'', explicou Ricardo Barbosa, capitão da flotilha da Garoa, YCSA.
As regatas do Campeonato Brasil Centro de Optimist contaram com crianças e adolescentes de vários estados, como Bahia, Brasília, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além dos paulistas.
As provas começaram na quarta-feira (5) e foram supervisionadas no YCSA por técnicos, instrutores e os pais, que lotaram as dependências do clube paulista para acompanhar seus pequenos campeões.
''Meu filho começou a velejar no final do ano passado. Ele veio para o YCSA e encontrou um ambiente muito legal para velejar e aprender. Feliz que ele levantou a taça tão importante do YCSA. O Davi está muito feliz e eu orgulhoso'', comemorou Rafael Sugai, pai do Davi Sugai, um dos destaques do evento.
O campeonato foi promovido pelo YCSA, OPTIBRA, COSP - Classe Optimist de São Paulo e FEVESP - Federação de Vela do Estado de São Paulo.
Resultados gerais do veterano
Veterano Feminino
1ª - Gabriella Ono Sasaki (EVI)
2ª - Zoe Bakx (YCSA)
3ª - Lara Miuki (ICSC)
Veterano Geral
1º - Lucas de Araújo Vianna (ICSC)
2º - Theo Sartor (ICSC)
3º - Davi Ferlin Sugai (YCSA)
Feminino Mirim
1ª - Sofia Paradeda (ICSC)
2ª - Stella Vieira (EVI)
Masculino Mirim
1º - Pedro Araújo Rodrigues (ICB)
2º - Felipe Hutzler (CICP)
3º - Oliver Durrich (YCSA)
Feminino Infantil
1ª - Gabriella Ono Sasaki (EVI)
2ª - Lara Miuki (ICSC)
3ª - Uma Creixell (CDJ)
Masculino Infantil
1º - Lucas de Araújo Vianna (ICSC)
2º - Davi Ferlin Sugai (YCSA)
3º - Vitório Peres (EVI)
Feminino Juvenil
1ª - Zoe Bakx (YCSA)
2ª - Beatriz Raposo (CICP)
3ª - Sarah Biekcark (YCSA)
Masculino Juvenil
1º - Theo Sartor (ICSC)
2º - João Pedro Matta (YCSA)
3º - Luca Zanuncio (YCSA)
Resultados gerais do veterano
Estreante Feminino
1ª - Roberta de Oliveira (CDJ)
2ª - Lis Sugai (YCSA)
3ª - Ester de Freitas (EVSS)
Estreante Geral
1º - Pedro Szabo (CDJ)
2º - Enrico de Lion (YCSA)
3º - Matias Papanicolau (CDJ)
Feminino Mirim
1ª - Roberta de Oliveira (CDJ)
2ª - Lis Sugai (YCSA)
3ª - Mariana Nunes (YCSA)
Masculino Mirim
1º - Sérgio Menegasso (ICB)
2º - Mateus Medeiro (YCSA)
3º - Lucas de Souza (ICB)
Masculino Infantil
1º - Pedro Szabo (CDJ)
2º - Enrico de Lion (YCSA)
3º - Matias Papanicolau (CDJ)
Feminino Juvenil
3ª - Ester de Freitas (EVSS)
Masculino Juvenil
1º - Santiago Heinz (YCSA)
2º - Vitor Yukimassa (EVSS)
3º - Hisbello de Andrade (CICP)
Sobre o YCSA
Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática do iatismo. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.
Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.
Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.
--
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez e Caio Souza
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
Felipe Frey e Bruno Frey, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), ficaram com a prata na disputa geral do evento, realizado em Fortaleza (CE)
Yacht Club de Santo Amaro contou com seis duplas na competição em Santos (SP)
Evento da classe Snipe organizado pelo Yacht Club Santo Amaro - YCSA será realizado nos dias 21 e 22 de setembro
Yacht Club Santo Amaro tem sua data festiva em 8 de agosto