A Búzios Sailing Week, organizada pela CBVela - Confederação Brasileira de Vela, em parceria com a Prefeitura Municipal da Armação dos Búzios e Iate Clube Armação de Búzios será realizada entre os dias 8 e 10 de junho, na raia conhecida por ventos de média e forte intensidades.
As classes de monotipos 420, 29er, Snipe, Batera de Búzios, Star, Wingfoil e Dingue já estão com seus avisos de regatas publicados.
Após a realização das regatas dos barcos de oceano, a CBVela está nos preparativos para o Búzios Sailing Week. Além de reunir tradicionais classes, a competição também será evento teste para a 52ª edição Mundial da Juventude, entre 8 a 16 de dezembro de 2023, em Búzios (RJ).
Mesmo com mais de um mês para as regatas, os velejadores já sabem o cronograma do campeonato nacional. No dia 8 de junho, às 14h, começam as regatas que irão até o dia 10.
''A expectativa é entre 100 e 130 atletas de diversos Estados do Brasil. Estamos muito felizes com a parceria feita com a Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios e o Iate Clube Armação de Búzios. As regatas serão uma forma de desafio para os atletas visando o Mundial da Juventude, mas também um teste para os juízes e organizadores, que estarão nessa competição internacional'', explicou Samuel Gonçalves, membro organizador da CBVela.
Segundo o Aviso Oficial de Regata, as classes 420, 29er, Snipe, Batera de Búzios, Star, Wingfoil e Dingue irão disputar nove regatas, com três largadas por dia. A única exceção será a categoria 29er, que poderá velejar quatro regatas no dia.
Os barcos poderão chegar ao ICAB a partir de 2 de junho. Vale ressaltar, que os velejadores deverão guardar as embarcações nas dependências do Iate Clube Armação de Búzios durante todo campeonato.
As regatas seguirão as regras definidas pela World Sailing, entidade internacional que rege o desporto náutico de competição à vela.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata