As regatas rumo ao título da Búzios Sailing Week 2023 foram decididas no último sábado (8), na raia do litoral fluminense. A competição que iniciou na última quinta-feira (6), teve quatro provas de Bico de Proa, RGS e VPRS, com pódio de Moya, Beleza Pura e Loyalty, respectivamente.
O campeonato foi acirrado do início ao fim, com regatas que foram decididas nas últimas largadas. A competição foi marcada por ventos de média e forte intensidade, mas no último dia a CR - Comissão de Regatas precisou esperar o vento rondado para iniciar as decisões.
Na classe Bico de Proa, a tripulação do Moya, comandada por Fernando Von, levou o título. Já na RGS, Beleza Pura, do capitão Renato Sartor, foi o grande campeão. Por fim, A equipe do Loyalty chegou na primeira colocação da categoria VPRS.
"O sucesso da edição 2023 não é uma exceção. A Cidade de Armação dos Búzios possui encantos naturais e estrutura turística maravilhosas! Um destaque que certamente atrai não apenas os velejadores, mas também suas famílias", explicou Alain Joulliet, representante do ICAB.
"A Búzios Sailing Week Oceanos 2023 marcou a retomada dos eventos de Vela no Iate Clube Armação de Búzios que organiza está competição há mais de trinta anos. Foi fundamental a participação da CBVela pela sua estrutura e apoio para todos velejadores. Vale destacar a importância do apoio da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, que retoma seus esforços em promover a cidade como um importante pólo de Vela", finalizou.
Além dos atletas, a CBVela - Confederação Brasileira de Vela entregou medalhas para todos filhos dos velejadores participantes.
A semana de vela de Búzios foi organizada pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, CBVela - Confederação Brasileira de Vela e Iate Clube Armação de Búzios.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
+55 11 99949-8035
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU
Arthur Back e Eduardo Backheuser estão no Top 10 em Mar del Plata