Capa

Instituto Escolinha de Triathlon busca ampliação do acesso ao esporte em 2023

03.03.2023  |    175 visualizações

A grande missão da entidade é ampliar o alcance do projeto, com núcleos em todas as capitais brasileiras

O Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem uma meta ambiciosa para esta temporada: ampliar o acesso de crianças e adolescentes de baixa renda à modalidade. Para isto, a entidade trabalha para implantar núcleos da Escolinha em todas as capitais brasileiras. Além disso, foca na parceria com outros projetos que têm o esporte como ferramenta de educação.

A ideia é usar o triathlon como ferramenta tanto de desenvolvimento físico como social, promovendo a educação e a inclusão. Os alunos da Escolinha de Triathlon recebem uniformes completos e equipamentos de uso compartilhado, como bicicletas, capacetes e ciclosimuladores. Também contam com uma equipe especializada composta por coordenador, professor e monitor em todas as aulas. Ao final dos treinos, todos recebem lanches para complementar a alimentação.

Para multiplicar os benefícios do projeto, o Instituto Escolinha de Triathlonse espelha no franchising. Usando técnicas e ferramentas do sistema presente em marcas comerciais, quer transformar em franquia social o modelo da Escolinha. O projeto é hoje referência na formação e inclusão por meio do esporte.

O Instituto também vai reforçar ações em prol da formação social da criançada em 2023. A entidade se comprometeu com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, para realizar atividades alinhadas com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram o programa. Entre os temas abordados ao longo do ano, estarão a agricultura sustentável, por meio da expansão de uma horta comunitária criada e mantida pelas crianças. Outras ações, como palestras e conversas sobre temas importantes do cotidiano, entre elas a igualdade entre os gêneros e a prevenção à depressão infantil e adolescente, também estão no calendário da temporada.

 

O Instituto

O Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi fundado em 2021 como plataforma de apoio a um projeto de seis anos que já é referência na formação de crianças e adolescentes por meio do esporte. O intuito é unificar e expandir ações do projeto em todo o Brasil. A organização não governamental irá centralizar ações voltadas para o desenvolvimento social por meio do esporte em todo o Brasil.

A criação do Instituto é reflexo do sucesso da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Chancelado pela Confederação Brasileira de Triathlon, entidade máxima do esporte no Brasil, como modelo de FOMENTO, o projeto atende hoje 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Comprometido com a Agenda 2030 da ONU, o Instituto também se alinha ao ESG, do inglês Environmental, social and corporate governance, traduzida em português como Governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de critérios para mediar ações nos âmbitos ambiental, social e a governança dentro das empresas. Eles englobam as áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero.

 

Saiba mais no site escolinhadetriathlon.com/instituto

 

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
21.12.2022

Instituição aprimorou metodologia de ensino, capacitou professores, organizou a maior competição de triathlon infantil do continente e atualizou como catalizador de projetos, apoiando outras iniciativas na área

23.11.2022

Projeto mobilizou treinadores e atletas de 12 núcleos pelo País para a competição disputada no último domingo (20) no litoral paranaense

14.09.2022

Instituição centraliza atividades dos núcleos do projeto para discutir temas como depressão, automutilação e ideação suicida entre os jovens

29.08.2022

Padrinho do projeto, Juraci Moreira visitou os cinco núcleos do estado na semana passada para acompanhar a evolução das crianças na modalidade