Capa

Nicolas Bernal participa do Portugal Grand Prix

15.02.2023  |    619 visualizações YCSA

Atleta do YCSA faz dupla com Gustavo Abdulklech, no evento em Vilamoura, que conta com mais de 200 competidores

Os jovens Nicolas Bernal e Gustavo Abdulklech estão na raia da classe 49er, do Portugal Grand Prix - Round 2, em Vilamoura, Portugal. A dupla disputará a competição internacional até esta quinta-feira (16). O campeonato na base olímpica brasileira para os Jogos de Paris 2024 conta com mais de 200 velejadores.

Nicolas é atleta do YCSA - Yacht Club Santo Amaro e atua como proeiro no Grand Prix - Round 2. Juntamente com Gustavo, a dupla está sendo treinada pelo gerente técnico Juan Sienra e os treinadores Henry Boening e Ricardo Paranhos, da CBVela - Confederação Brasileira de Vela.

A dupla enfrenta ventos de 18 a 20 nós, com ondas de 2 metros. O tempo forte trouxe dificuldades na primeira regata, mas os atletas conseguiram superar nas largadas seguintes.

“Logo quando chegamos à raia fomos regular o barco e fazer o aquecimento com as manobras, mas as condições estavam bem duras. Acabamos virando duas vezes antes de iniciar a competição, o que já nos deixou um pouco aflitos. Na primeira prova, o vento seguia bem forte e muitos barcos acabaram virando, incluindo nós. Ao longo das outras regatas o vento baixou um pouquinho e ficamos mais confortáveis no barco”, explicou.

“Ontem, segundo dia de disputas, o vento estava um pouco mais fraco, beirando os 18 nós, mas ainda com muita onda, o que dificultou o velejo. Inicialmente, estávamos com um problema na velocidade, e conseguimos melhorar apenas na terceira prova do dia. Novamente, o maior desafio do dia foram as largadas”, pontuou.

Nicolas analisa a importância da participação, mesmo com as duras condições do clima.

“Este campeonato está sendo um baita desafio para mim e para o Gustavo, também, uma vez que somos uma dupla muito leve e as condições têm sido de muito vento e onda! É um cenário que exige muita técnica e experiência”, finalizou.

Sobre o YCSA

Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática da vela. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.

Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.

O Yacht Club Santo Amaro tem 24 mil m² repletos de natureza e é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.

Leia também...
20.11.2024

Felipe Frey e Bruno Frey, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), ficaram com a prata na disputa geral do evento, realizado em Fortaleza (CE)

18.11.2024

Yacht Club de Santo Amaro contou com seis duplas na competição em Santos (SP)

19.08.2024

Evento da classe Snipe organizado pelo Yacht Club Santo Amaro - YCSA será realizado nos dias 21 e 22 de setembro

07.08.2024

Yacht Club Santo Amaro tem sua data festiva em 8 de agosto