Capa

Alunas da Escolinha de Futebol Menina Olímpica mostram evolução em competição de travinhas

30.09.2022  |    1.298 visualizações

Atletas mirins do projeto disputaram a Copinha do Mundo de Fut7, que terminou nesta sexta-feira (30) em Fortaleza

As atletas mirins da Escolinha de Futebol Menina Olímpica ganharam destaque na Copinha do Mundo de Fut7, promovida pelo Instituto Lucimário Caitano. A competição de travinhas terminou nesta sexta-feira (30), com duas medalhas de bronze para o projeto.

A tradicional ‘travinha’ é aquela partida de futebol jogada na rua, com pequenas traves, pedras ou até sandálias para delimitar os gols. Antes vista como brincadeira de criança, já ganhou uma confederação brasileira e conta com regras próprias. Os jogos têm dois tempos, de 10 minutos em torneios menores e 25 minutos em campeonatos, disputados por equipes de três a cinco jogadores. O campo é bem pequeno, com travinhas que devem ter um metro de altura e 1,20 m de largura.

Na Copinha do Mundo de Fut7, as atletas da Escolinha de Futebol Menina Olímpica disputaram x categorias: Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17.Mais de 90% das alunos participaram da competição.

"Ficamos em terceiro lugar nas categorias Sub-7 e Sub-9. No geral, as meninas se saíram muito bem. Foi um desempenho ótimo para quem está iniciando no esporte. Elas mostraram muita garra, souberam buscar o resultado em partidas em que começaram perdendo. E aquelas que não estavam competindo torciam pelas outras. Na categoria Sub-15, elas tiveram a areninha inteira vibrando e se maravilhando com o seu futebol. Quem acompanha nosso trabalho desde o início sabe o quanto essas atletas evoluíram", destacou Chagas Ferreira, presidente da Associação Menina Olímpica, responsável pelo projeto.

 

A AMO

A Associação Menina Olímpica busca a inserção das mulheres na sociedade por meio do esporte. Idealizada em 2006 pelo ex-jogador Chagas Ferreira, trabalha com atletas de 8 a 35 anos. Como time profissional, disputa todos os campeonatos da Federação Cearense de Futebol nas categorias adulta, Sub-20 e Sub-17. A entidade também desenvolveu parcerias com o Fortaleza, em 2018, e com a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAMCE/Marinha do Brasil, de 2016 a 2018, para a formação de equipes femininas. A partir de 2021, com o patrocínio da MOB Telecom, o time principal passou a se chamar Menina Olímpica Brasil - MOB.

Com a Escolinha de Futebol Menina Olímpica, atende 144 alunas de escolas públicas de 5 a 17 anos, nos núcleos de Fortaleza e Maracanaú. O projeto tem execução da Associação Menina Olímpica e captação da BG Soluções Sociais. Os patrocinadores são Dass, DSM, Sumitomo Chemical, Osasuna, Máquina Agrícola, Durametal, Hope, Kolosh e Delfa.

Leia também...
03.03.2023

Projeto com dois núcleos em Fortaleza fomenta o futebol feminino entre as crianças e adolescentes

22.12.2022

Projeto focado na formação social de crianças e adolescentes e inclusão das garotas no esporte já conta com lista de espera para a próxima temporada

29.08.2022

Juraci Moreira foi para acompanhar a evolução das meninas na modalidade e trocar experiências

28.07.2022

Escolinha de Futebol Menina Olímpica alimenta o interesse pelos estudos de crianças a partir dos 5 anos