Capa

Triatleta olímpico visita crianças da Escolinha de Futebol Menina Olímpica

29.08.2022  |    1.051 visualizações

Juraci Moreira foi para acompanhar a evolução das meninas na modalidade e trocar experiências

As garotas da Escolinha de Futebol Menina Olímpica receberam um dos grandes nomes do triathlon no País para um treino diferente na semana passada. Com três Olimpíadas no currículo, Juraci Moreira foi ver de perto a evolução das alunas do projeto no litoral cearense.

O ex-atleta olímpico acompanhou representantes da Freitas Varejo, Lunelli, Projeart e Vicunha, alguns dos patrocinadores da escolinha. Eles aproveitaram para conhecer de perto a rotina das meninas. O treino começou com uma roda de conversas entre Juraci e as alunas, que puderam matar a curiosidade e saber mais sobre a rotina de um profissional no esporte. Depois, elas foram divididas em grupos e disputaram alguns jogos. No final, todos curtiram um lanche especial.

"O que eu mais gosto de ver, nessas visitas, é a evolução individual das alunas e o desenvolvimento do grupo. É muito bom observar meninas que chegaram sem saber nada e desenvolvem novas habilidades a cada dia, ver o quanto melhorou a socialização das crianças, os laços de amizade que vão se formando", destacou o padrinho Juraci Moreira. "A cada visita que eu faço, vejo o quanto a escolinha une as famílias. Os pais se organizam para estar aqui, junto comigo. Toda a comunidade se envolve, quer participar. Isso faz uma pressão para que o projeto seja mantido."

A educação é a grande bandeira da Escolinha de Futebol Menina Olímpica. O projeto, com núcleos em Maracanaú e Caucaia, no litoral cearense, promove uma série de ações para incentivar meninas de 5 a 17 anos a se dedicar aos estudos.

Em campo, além do desenvolvimento de habilidades técnicas e coordenação motora, as atletas mirins aprendem valores importantes como determinação, disciplina, respeito e trabalho em equipe. Os resultados já se refletem na mudança de comportamento das meninas, em pouco mais de dois meses de trabalho.

 

 

A AMO

A Associação Menina Olímpica busca a inserção das mulheres na sociedade por meio do esporte. Idealizada em 2006 pelo ex-jogador Chagas Ferreira, trabalha com atletas de 8 a 35 anos. Como time profissional, disputa todos os campeonatos da Federação Cearense de Futebol nas categorias adulta, Sub-20 e Sub-17. A entidade também desenvolveu parcerias com o Fortaleza, em 2018, e com a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAMCE/Marinha do Brasil, de 2016 a 2018, para a formação de equipes femininas. A partir de 2021, com o patrocínio da MOB Telecom, o time principal passou a se chamar Menina Olímpica Brasil - MOB.

Com a Escolinha de Futebol Menina Olímpica, atende 144 alunas de escolas públicas de 5 a 17 anos, nos núcleos de Fortaleza e Maracanaú. O projeto tem execução da Associação Menina Olímpica e captação da BG Soluções Sociais. Os patrocinadores são Dass, DSM, Sumitomo Chemical, Osasuna, Máquina Agrícola, Durametal, Hope, Kolosh e Delfa.

Leia também...
03.03.2023

Projeto com dois núcleos em Fortaleza fomenta o futebol feminino entre as crianças e adolescentes

22.12.2022

Projeto focado na formação social de crianças e adolescentes e inclusão das garotas no esporte já conta com lista de espera para a próxima temporada

30.09.2022

Atletas mirins do projeto disputaram a Copinha do Mundo de Fut7, que terminou nesta sexta-feira (30) em Fortaleza

28.07.2022

Escolinha de Futebol Menina Olímpica alimenta o interesse pelos estudos de crianças a partir dos 5 anos