Capa

Brasileiros disputam Mundial de 420 na Hungria

Dupla do YCSA formada por Lucas Escobar e Henrique Romano é uma das três do país no evento da classe 420

05.08.2022  |  59 visualizações

O Brasil terá três times no Mundial de 420 no Balatoni Yacht Club, em Alsóörs, na Hungria. O evento, que começa neste sábado (6) vai até o dia 13 de agosto, contará com Lucas Escobar e Henrique Romano, representantes do Yacht Club Santo Amaro - YCSA, e Julia Nunes Cantarino e Sofia Berardo, e Rodrigo Lacerda e Henrique Parente, ambos do Iate Clube do Rio de Janeiro.

A classe 420 é uma das primeiras opções em barcos de dinghy para os atletas que saem do Optimist ainda na adolescência, além de ser a porta de entrada para o 470, categoria ainda presente no calendário olímpico. 

O veleiro tem uma grande proporção de área de vela para peso e é projetado para planar facilmente. O nome refere-se ao comprimento do barco de 420 centímetros (4,2 metros, 13 pés e 9 polegadas).

''Será o nosso primeiro campeonato mundial e vamos competir na categoria Open. Nossa expectativa é ficar na flotilha ouro. Esperamos sair daqui com muito aprendizado'', explicou Lucas Escobar. Além da Open, o Mundial tem as categorias Sub-17 e Mista.

Na noite desta sexta-feira (5) foi realizada a cerimônia de abertura no Balatoni Yacht Club. O evento terá mais de 20 países e deve superar 200 atletas. A equipe tem como treinador Felipe Toledo e a chefe da equipe é a sócia do YCSA Renata Escobar.

''Estamos com a equipe completa aqui na Hungria e estamos nos preparando da melhor forma! O vento está um pouco fraco nesses dias, mas vamos representar bem o nosso país'', disse Felipe Toledo.  

Aniversariante do mês, Lucas Escobar conquistou resultados importantes no Optimist e depois migrou ao 420. Seu início foi em 2015 na Escola de Vela de Base do YCSA em 2015, e desde então veleja pelo clube paulista! Lucas fará 17 anos no dia 12 de agosto.

Há dois anos como timoneiro na classe 420, o jovem já conquistou com sua dupla títulos importantes como Taça Humboldt 2022, vice Paulista 2022, Taça dos Lagos 2021 e terceiro lugar geral Taça Escola de Vela de Ilhabela em 2021. Henrique Romano tem 15 anos. 

O YCSA também tem uma dupla representante no Mundial de 29er em Barcelona, na Espanha. As atletas Gabriela Vassel e Alexia Buuck são os nomes do clube paulista no evento.  Outras tripulações são: Guilherme Menezes e Fernando Menezes, Clara Meyer e Lívia Nogueira, e João Marcelo Carlin e Larissa Oliveira Ferreira.

Link para resultados

Sobre o YCSA

Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática do iatismo. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.

Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.

Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.

--

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 



Leia também...
27.07.2022

Timoneiro ajudou o Brasil a conquistar o Mundial de Lightning Junior deste ano e capitaneou o barco no Mundial de Match Race

24.07.2022

Nova geração do Yacht Club Santo Amaro se destacou na Semana de monotipos

20.07.2022

Campeonato Mundial Junior de Match Race teve início nesta semana no AAPC Voile Sportive, em Pornichet, na França

09.07.2022

Nicolas Bernal, Felipe Fonseca e Mathias Reimer conquistaram título no Sheboygan Yacht Club (SYC), nos Estados Unidos