Capa

João Paulo Diniz visita triatletas mirins de projeto social no Ceará

Empresário, filho de Abílio Diniz, acompanhou Juraci Moreira, triatleta olímpico e presidente fundador da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, na semana passada

31.05.2022  |  448 visualizações

Um dos maiores incentivadores do esporte no Brasil, João Paulo Diniz foi conhecer de perto a mais nova geração do triathlon nacional, na semana passada, no Ceará. O empresário acompanhou Juraci Moreira, triatleta com três participações olímpicas e presidente fundador do Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, nas visitas aos núcleos do projeto na região metropolitana de Fortaleza. Apenas no Estado do Ceará, Juraci colocou em execução seis Escolinhas de Triathlon, que atendem 360 crianças e adolescentes. As visitas incluíram, além de muito bate-papo, treinos especiais com a criançada.

Por meio do Grupo Pão de Açúcar, controlado na época pela família Diniz, o triathlon teve seus primeiros investimentos, desde a formação da primeira equipe olímpica do País, para os Jogos de Sydney 2000. No grupo patrocinado pela empresa, estavam nomes como Juraci Moreira, Leandro Macedo, Mariana Ohata e Carla Moreno, responsáveis por algumas das maiores conquistas do Brasil na modalidade. Triatleta amador e grande incentivador do esporte, João Paulo Diniz apoia as Escolinhas de Triathlon Formando Campeões desde o início do projeto, referência na formação das categorias de base do esporte, hoje com 18 núcleos espalhados pelo Brasil.

"Eu já era fã do Juraci desde o primeiro núcleo do projeto, em 2015 lá em Curitiba. Inspirar e incentivar uma geração cheia de energia por meio do esporte é fundamental para a formação dos nossos jovens, e a Escolinha de Triathlon Formando Campeões faz isso com excelência", elogiou João Paulo Diniz. "Estar com essas crianças nos núcleos do Ceará, ver o brilho no olho deles nadando, falando da bicicleta, da corrida, falando das provas, interessados em aprender, é muito impressionante."

Todos os cinco núcleos da Escolinha de Triathlon ficam na região metropolitana de Fortaleza, nas cidades de Aracati, Aquiraz, Cascavel, Caucaia e Maracanaú. O projeto atende crianças de 8 a 17 anos regularmente matriculadas em escolas da rede pública de ensino. O objetivo é gerar inclusão e transformação social por meio do esporte, no caso, o Triathlon.

"Algumas dessas crianças podem se tornar grandes atletas, mas sem dúvida todas se tornarão grandes cidadãos. No núcleo de Caucaia, participei de um aquathlon com os alunos, e foi desafiador. Eles são bons demais", contou João Paulo Diniz.

Veja o vídeo da visita às Escolinhas de Triathlon no Ceará, AQUI

 

 

 

Projeto parceiro

O empresário e Juraci Moreira também visitaram o núcleo Pirambu da Escolinha de Triathlon Atitude Atletas. Esta é uma iniciativa do projeto Atitude Atletas, que promove a inclusão social de crianças de comunidades carentes da Praia de Iracema.

A escolinha foi criada com a ajuda do Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, agindo como um catalizador de ações de transformação social por meio do esporte. A entidade intermediou a captação de patrocínios para o projeto. Também dispôs de profissionais que ajudaram a desenvolver a iniciativa, calcada na experiência de sete anos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, nascida no Paraná e replicada para todo o Brasil.

Além do bate-papo e do treino na sede do projeto, João Paulo Diniz e Juraci Moreira foram conhecer o local onde moram as crianças. Muitas delas vivem em condições de extrema vulnerabilidade.

"É um grande prazer e um orgulho trazer o João Paulo Diniz para ver de perto a realidade das crianças de um projeto social de triathlon. Eu devo muito à família Diniz, que apoiou a modalidade desde a primeira Olimpíada, em Sydney 2000", destacou Juraci Moreira, triatleta com participação em três Jogos Olímpicos e hexacampeão brasileiro.

 

O Instituto

O Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi fundado em 2021 como plataforma de apoio a um projeto de seis anos que já é referência na formação de crianças e adolescentes por meio do esporte. O intuito é unificar e expandir ações do projeto em todo o Brasil. A organização não governamental irá centralizar ações voltadas para o desenvolvimento social por meio do esporte em todo o Brasil.

A criação do Instituto é reflexo do sucesso da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Chancelado pela Confederação Brasileira de Triathlon, entidade máxima do esporte no Brasil, como modelo de FOMENTO, o projeto atende hoje 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Comprometido com a Agenda 2030 da ONU, o Instituto também se alinha ao ESG, do inglês Environmental, social and corporate governance, traduzida em português como Governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de critérios para mediar ações nos âmbitos ambiental, social e a governança dentro das empresas. Eles englobam as áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero.

 

Saiba mais no site escolinhadetriathlon.com/instituto

 

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
01.08.2022

.

27.07.2022

Segunda edição do evento, com aperfeiçoamento teórico e prático da equipe, contou com a participação do triatleta olímpico Juraci Moreira

25.05.2022

Meninos e meninas dos núcleos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões participaram de conversas sobre o Maio Laranja

19.04.2022

Entidade usa experiência e recursos para apoiar iniciativas de transformação social por meio do esporte, como a Escolinha de Triathlon Atitude Atletas, no Ceará