Capa

Instituto promove ação contra abuso sexual infantil com triatletas mirins

25.05.2022  |    348 visualizações

Meninos e meninas dos núcleos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões participaram de conversas sobre o Maio Laranja

No mês dedicado ao combate à violência e abuso sexual de crianças e adolescentes, o Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões promoveu ações especiais para a garotada que nada, pedala e corre. Os professores explicaram o que é a campanha do maio laranja e a importância do tema. Depois, os alunos dos núcleos da Escolinha foram convidados a desenhar, refletindo sobre o tema.

A ação teve como objetivo conscientizar meninos e meninas, transmitindo informações sobre seu próprio corpo e os limites saudáveis em relação a ele. De quebra, também ajudou a orientar melhor os familiares das crianças, para que fiquem mais atentos a possíveis sinais de abuso. A educação e a formação social estão no centro das preocupações do Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

"Nossos alunos fizeram alguns cartazes sobre o que achavam mais importante a respeito do maio laranja. Ilustraram com desenhos, colocaram frases e os números para denúncia de abusos", explicou o professor Rodrigo Rodrigues, do núcleo Cajuru da Escolinha de Triathlon, em Curitiba, Paraná.

O Instituto vai além das ações pontuais. Para toda a equipe técnica dos núcleos do projeto, é obrigatória a realização do curso o curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE), elaborado pelo Instituto Olímpico Brasileiro. O curso do IOB é mais uma ferramenta para coibir abusos no esporte. Lançado em março de 2021 em formato de ensino a distância (EAD), o PEAAE atraiu, em menos de dois meses, cerca de 3.000 profissionais da área, entre eles mais de 750 atletas e ex-atletas.

“Tornei requisito obrigatório para todos os profissionais envolvidos no projeto a conclusão e certificação no curso porque acho de extrema importância este assunto. Espero que outros projetos e instituições participem também”, destaca Juraci Moreira, triatleta olímpico e presidente fundador do Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

 

O Instituto 

O Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi fundado em 2021 como plataforma de apoio a um projeto de seis anos que já é referência na formação de crianças e adolescentes por meio do esporte. O intuito é unificar e expandir ações do projeto em todo o Brasil. A organização não governamental irá centralizar ações voltadas para o desenvolvimento social por meio do esporte em todo o Brasil.

A criação do Instituto é reflexo do sucesso da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Chancelado pela Confederação Brasileira de Triathlon, entidade máxima do esporte no Brasil, como modelo de FOMENTO, o projeto atende hoje 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

 

Comprometido com a Agenda 2030 da ONU, o Instituto também se alinha ao ESG, do inglês Environmental, social and corporate governance, traduzida em português como Governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de critérios para mediar ações nos âmbitos ambiental, social e a governança dentro das empresas. Eles englobam as áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero.

 

Saiba mais no site escolinhadetriathlon.com/instituto

 

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
03.03.2023

A grande missão da entidade é ampliar o alcance do projeto, com núcleos em todas as capitais brasileiras

21.12.2022

Instituição aprimorou metodologia de ensino, capacitou professores, organizou a maior competição de triathlon infantil do continente e atualizou como catalizador de projetos, apoiando outras iniciativas na área

23.11.2022

Projeto mobilizou treinadores e atletas de 12 núcleos pelo País para a competição disputada no último domingo (20) no litoral paranaense

14.09.2022

Instituição centraliza atividades dos núcleos do projeto para discutir temas como depressão, automutilação e ideação suicida entre os jovens