Capa

Escolinha

Triatletas de projeto social paranaense conquistam duas medalhas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Integrantes da Escolinha de Triathlon Formando Campeões fecharam competição com prata no revezamento misto, neste sábado (7); Vinícius Sant'Ana foi o campeão individual masculino, na quinta (5)

07.05.2022  |  266 visualizações

Os jovens talentos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões conquistaram a prata no revezamento misto dos Jogos Sul-Americanos da Juventude 2022, neste sábado (7). Com o resultado, os paranaenses fecham sua primeira experiência internacional com duas das três medalhas da seleção brasileira na modalidade, em Rosário, Argentina. Na quinta-feira (5), Vinícius Sant'Ana foi o campeão da prova individual masculina.

Como na quinta-feira, devido ao tempo muito frio, o revezamento misto foi disputado em formato de duathlon, com uma etapa de corrida, uma de ciclismo e outra de corrida. Vinícius Sant'Ana foi o primeiro a largar. Na sequência vieram Sophia Gomes e João Mazorca. Fechando a participação brasileira, Júlia Munhoz, do SESI-SP, estava entre as primeiras colocadas, mas tomou uma punição de 10 segundos e ficou de fora da briga pelo ouro.

"Foi uma prova muito disputada, e poucos segundos separaram as equipes no resultado final. Todos tiveram a performance esperada, e encerramos a participação em Rosário com a certeza de que poderíamos ter conquistado o ouro", destaca Homero Cachel, treinador de Vinícius Sant'Ana e João Mazorca na Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, grupo de alto rendimento do projeto paranaense, e de Sophia Gomes no time de pré-alto rendimento.

Homero Cachel destacou ainda o comportamento competitivo do trio da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. "O Vinícius Sant'Ana foi protagonista o tempo todo. Se manteve na liderança tanto na prova individual como no revezamento misto. A Sophia Gomes teve o desempenho que esperávamos dela. É uma atleta ainda em desenvolvimento, em processo de maturação biológica. Diferente dos meninos, está no grupo de pré-alto rendimento e já teve sua primeira experiência internacional. O João Mazorca é mais técnico, seu ponto forte é a natação, por isso o triathlon teria sido melhor para ele. Mesmo assim, cumpriu bem o que estava planejado", analisou o treinador.

Os três atletas cresceram juntos na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, no núcleo do Colégio da Polícia Militar do Paraná. O projeto, voltado para a formação e inclusão por meio do esporte, também ajuda a descobrir talentos da modalidade. Antes de Vinícius, em 2018, Gabrielle Lemes foi campeã sul-americana júnior, e hoje está entre os principais nomes da nova geração no Brasil.

 

Resultados do revezamento misto

1. Chile - 01h17min31
2. Brasil - 01h17min42
3. Argentina - 01h17min42


Próximo desafio: Sul-Americano de Sprint Triathlon

Vinícius Sant'Ana, João Mazorca e Sophia Gomes terão pouco tempo para descansar, depois dos Jogos Sul-Americanos da Juventude. Os dois rapazes retornarão à Argentina já na próxima semana, para a disputa do Sul-Americano de Sprint Triathlon. Eles terão a companhia do grupo completo da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, Gabrielle Lemes, Gabriel Lecheta, Amanda Moro e Alice Tinelli. A competição será realizada entre os dias 14 e 15 em Formosa.

"A expectativa para o Sul-Americano de Formosa é das melhores. Todos os atletas estão em ótima condição de performance", garantiu o treinador Homero Cachel.

Já Sophia Gomes, do grupo de pré-alto rendimento da Escolinha de Triathlon, vai para a etapa de Paraty do Circuito Triathlon Brasil Sprint, dia 15, no Rio de Janeiro. 

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Angelina Carvalho, Gabriel Lechetta, Roberto Paulo Licheski, Vinícius Avis Sant"anna e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense, apoio da Prefeitura de Curitiba e da Componente. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Astra.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
16.05.2022

Gabrielle Lemes, atleta da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, também garantiu a prata na categoria Sub-23, em Formosa, Argentina

05.05.2022

Vinícius Sant'Ana conquistou o ouro em sua estreia defendendo o Brasil; João Mazorca, também da equipe, foi o 9º, e Sophia Gomes ficou com o 11º na prova feminina

04.05.2022

Vinícius Sant'Ana, João Mazorca e Sophia Gomes representam o Brasil pela primeira vez, nas provas individuais, em Rosário

02.05.2022

Talentos paranaenses dos grupos de alto rendimento e pré-alto rendimento do projeto embarcam nesta terça-feira (5) para Rosário, Argentina