Capa

Escolinha

Alunos da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões estreiam em provas estaduais

Projeto focado na educação por meio do esporte tem como "efeito colateral" a descoberta de jovens com talento para a modalidade

27.04.2022  |  170 visualizações

Transformar a vida de crianças e adolescentes, educando por meio do esporte, é a missão da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões. Como "efeito colateral" desse trabalho de seis anos, o projeto também descobre jovens com talento para a modalidade. Em Caucaia, alguns alunos já brilham em competições estaduais e inspiram os mais novos. Neste mês, vários deles estrearam em provas oficiais, confirmando a tradição do Ceará em formar bons triatletas.

No dia 9, seis alunos da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões disputaram o Campeonato Cearense de Triathlon Olímpico. Cauê Moura e Jailson Oliveira, já conhecidos no cenário estadual, conquistaram mais um pódio, formando a dobradinha do projeto com o primeiro e o terceiro lugar na categoria 16 a 19 anos do Triathlon Olímpico, que teve 1500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.

Já os quatro estreantes da equipe puderam mostrar sua evolução nos treinos. No Duathlon Aquático, com 750 metros de natação e 5 quilômetros de corrida, Levi Silva e Bernardo Nascimento ficaram com o terceiro e o quarto lugar, respectivamente. No Duathlon Terrestre, com 20 quilômetros de ciclismo e 5 de corrida, Yuri Silva foi o quinto colocado, e Antônio Derlani Tavares foi o 17º.

"Para os estreantes foi uma experiência maravilhosa. Eles ficaram muito empolgados. Também ficaram muito nervosos, mas conseguiram controlar e tiveram ótimos resultados. Isso é muito importante para o desenvolvimento deles", destaca a professora Isabelle Ribeiro, do núcleo Caucaia da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões. "Como em todas as provas, eu disse a eles que o objetivo era essa experiência, era completar a disputa. O resto é consequência. E todos foram muito bem."

 

Jogos Escolares

Um grupo maior da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões fez sua estreia oficial nos Jogos Escolares do Ceará, entre os dias 21 e 23. A competição está em sua fase municipal, entre escolas de Caucaia. Doze alunos se classificaram para a etapa estadual dos Jogos, em junho, representando a cidade e o projeto na natação e nas modalidades de corrida do atletismo.

 

Resultados dos Jogos Escolares do Ceará

Natação
50m feminino - 12 a 14 anos:
1° Willyane Vitória
2° Vitória Lia
3° Rihanna Rodrigues

50m masculino - 12 a 14 anos
1° Bernardo Nascimento
2° Miquéias da Costa
3° Gabriel Lima
4° Arthur Herculano

Atletismo
100m feminino - 12 a 14 anos
1° Sophia Coelho
2° Ana Ingrid

100m feminino - 15 a 17 anos
1° Thiffany Mariana
2° Luiza Carla

100m masculino - 12 a 14 anos
1° Moisés Galvão
2° Ícaro Lúcio
3° Gustavo Marques

800m feminino - 12 a 14 anos
1° Ana Ingrid

800m masculino - 12 a 14 anos
1° Moisés
2° Ícaro Lúcio
3° Gustavo Marques

3000m masculino - 15 a 17 anos
1° Cauê Moura
2° Yuri Pimentel

 

O próximo desafio para os triatletas de Caucaia será o Campeonato Cearense de Triathlon Sprint, em 28 de maio, em Aquiraz. Cauê Moura, Jailson Oliveira, Levi Silva, Bernardo Nascimento, Yuri Silva e Antônio Derlani Tavares já estão em fase de preparação para a disputa. "Como o sprint é mais curto, os treinos estão focados em velocidade, intensidade e potência. Temos feito muito ciclismo em percursos externos, para pegar variações de terreno e de vento, e ensinar aos alunos sobre o vácuo no ciclismo", explica a professora Isabelle Ribeiro.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Aeris Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da prefeitura de Caucaia. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
24.03.2022

Em Caucaia, roda de conversa com professora e alunas discutiu a igualdade entre meninos e meninas e a importância delas ocuparem espaço no triathlon

24.02.2022

Projeto investe em exercícios educativos no início da temporada, para melhorar aspectos técnicos das modalidades

17.12.2021

Projeto social celebra evolução no desenvolvimento das crianças e adolescentes por meio do esporte

03.12.2021

Projeto esportivo é o único do gênero a atuar na região, transformando a vida de crianças e familiares com atividade física e inclusão social