Ela tem nome de superstar e o sonho de levar o triathlon brasileiro ao pódio nas Olimpíadas. Para Rihanna Rodrigues, um dos talentos descobertos na Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, em Caucaia, essa jornada terá uma etapa decisiva entre os dias 8 e 12 de novembro. Rihanna representará o Ceará nos Jogos Escolares Brasileiros, no ciclismo. Disputando com os melhores dos 27 estados do País na categoria, terá a chance de conquistar a Bolsa-Atleta e se dedicar ao esporte pelo qual se apaixonou.
Os Jogos Escolares Brasileiros devem reunir mais de 6000 atletas dos 27 estados do País no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, a competição indicará os três primeiros colocados de cada categoria ao Bolsa-Atleta estudantil. Também formará a delegação brasileira para os Jogos Sul-Americanos Escolares, previstos para o final do ano em Brasília.
Em sua primeira viagem para outro estado, Rihanna irá ao Rio de Janeiro acompanhada pela treinadora Isabelle Ribeiro, da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, e uma grande delegação do Ceará, entre atletas, técnicos, médicos e fisioterapeutas. Vai conviver com talentos de várias modalidades, de estados e realidades diferentes da sua. E, no velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, construído para os Jogos do Rio de Janeiro 2016, enfrentará três desafios: uma prova de velocidade e duas de resistência.
"A Rihanna está muito feliz em viver essa experiência, e eu também. Porque já fui atleta e participei dos Jogos Escolares Brasileiros, sei o quão é maravilhoso e enriquecedor", destaca a treinadora Isabelle Ribeiro, que representou o Ceará na competição em 2010, no handebol. "Tudo o que ela está sentindo, eu senti. O nervosismo, o frio na barriga. Toda a dedicação que ela tem nos treinos, eu também tive. É muito bom reviver essa experiência como professora, e poder passar um pouco dessa experiência a ela."
Desafios fora da pista
Para chegar ao Parque Olímpico no Rio de Janeiro, Rihanna venceu todas as etapas regionais dos Jogos Escolares. E conta com uma grande rede de apoio. Do triatleta Elionai Costa de Sousa, dono da Doctor Bike Service, em Fortaleza, ganhou um macaquinho de ciclismo com as cores do Ceará, adequado para a competição. Também terá sapatilhas emprestadas, e ganhará as luvas da treinadora Isabelle Ribeiro. Mas ainda tem outros desafios pela frente. A triatleta mirim busca uma bicicleta para a disputa em novembro.
"Estamos tentando viabilizar uma das bikes da Escolinha de Triathlon. Não é tão simples, porque existem custos envolvidos, os cuidados necessários com a bike, que é de uso compartilhado pelos alunos do projeto. A Rihanna não tem material próprio de treino, vai viajar com tudo emprestado. Por isso seria incrível ela conquistar a Bolsa-Atleta, porque poderia investir em bons equipamentos de treino, dedicar mais tempo ao esporte", explica a treinadora Isabelle Ribeiro. "Sabemos que a competição será muito dura, porque ela enfrentará os melhores de cada estado. Mas estamos treinando muito duro para a Rihanna conquistar uma boa colocação."
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.
A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da prefeitura de Caucaia. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.
Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões
------------
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Juliana Leite
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net
Treinamentos do início da temporada são adaptados para respeitar o desenvolvimento físico da garotada
Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões celebra terceiro ano na cidade vendo alunos romper barreiras e se desenvolver no esporte e na vida
Projeto social teve alunos de três núcleos cearenses na prova destinada aos pequenos e atuação dos professores como árbitros da competição nacional, no final de semana
Treinadores da Escolinha de Triathlon Formando Campeões tiveram uma palestra com psicóloga da Fetriece como preparação para lidar com o tema