A primeira edição de 2022 do Training Camp da CBVela - Confederação Brasileira de Vela teve início nesta quarta-feira (30) no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). Os escolhidos para o trabalho técnico são os representantes da Equipe Brasileira de Vela que irá para o Mundial da Juventude da Haia 2022. O grupo de 36 atletas sub-19 são de diferentes categorias do programa das categorias de base indicado pela World Sailing, a Federação Internacional da Vela.
A ideia da CBVela é realizar mais training camps durante o ano e a iniciativa tem como principal apoiadora a Secretária Nacional do Alto Rendimento, além do COB - Comitê Olímpico Brasileiro.
A atividade será dividida em palestras, avaliações, medições e treinos de regata. Além disso, o training camp oferece o suporte do Laboratório Olímpico, realizando avaliações funcionais e de mobilidade em todos atletas da seleção brasileira de base.
Nós buscamos criar uma base de dados dos atletas visando a formação deles e evolução. São iniciativas como essa que surtem resultados no futuro, em jogos olímpicos, pan-americanos e mundiais. Nós estamos formando um grupo forte de velejadores preparados dentre e fora d'água para os desafios do esporte cada vez mais profissional'', explicou Juan Sienra, gerente técnico da CBVela.
O treinamento em Niterói (RJ) tem os coachs Ricardo Paranhos, Maria Hackerott, Henry Boening e Felipe Toledo. A supervisão é de Juan Sienra. O Mundial da Juventude 2022, em Haia, na Holanda, será de 9 a 16 de julho.
Estão classificados para a competição os atletas: Guilherme Araújo e Milena Araújo (Hobie Cat 16), Guilherme Menezes e Fernando Menezes (29er), Clara Meyer e Lívia Nogueira (29er), Alex Kuhl e Handrey Cantini (420) e Joana Gonçalves e Luísa Madureira (420). Erick Carpes (Ilca), Júlia Carreirão (Ilca), Marcos Americano (Kite), Hugo Queiroz (WindFoil) e Sofia Faria (WindFoil).
A preparação dos atletas sub-19 tem foco nos eventos internacionais neste ano. Entre os grandes eventos, além do Mundial da Juventude, estão o Sul-Americano de Vela Argentina e os Jogos Sul-americanos do Paraguai.
Copa Brasil de Vela de Praia vale vaga para Jogos Sul-Americanos 2022 - https://onboardsports.pressroom.com.br/404885b729/copa-brasil-de-praia-seleciona-equipe-de-vela-para-jogos-sul-americanos-2022.html
''A CBVela conta com apoio da Equipe Multidisciplinar do Laboratório Olímpico Brasileiro. O grupo está trabalhando firme com a nossa equipe técnica para termos a melhor formação possível de nossos jovens atletas. Então estamos felizes por ter os melhores técnicos e atletas reunidos! '', explicou Jônatas Gonçalves, gerente da CBVela.
A parceria da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania foi definida no fim do ano passado para apoiar a preparação de todas as equipes brasileiras da modalidade em suas categorias de base.
O projeto pretende que os jovens atletas se aperfeiçoem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
A vela é uma das modalidades mais vencedoras do esporte olímpico brasileiro. Soma 19 medalhas nos Jogos, incluindo nove de ouro. O País sempre está entre as potências em Jogos Pan-Americanos, com 63 medalhas ao todo, e conta com diversos campeões mundiais, com mais de 80.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
Título ficou com Manuel Bragança (ICRJ - RJ). No feminino, Uma Creixell (VDS - RS) foi a melhor.
Matheus Veiga, de apenas 13 anos, conquistou o título nacional da 19ª Copa Estreantes da classe Optimist
Arthur Back fechou competição em Mar del Plata, Argentina, entre os primeiros
Maranhense Lucas Fonseca levou honraria e entidade foi premiada pelo Pacto global da ONU