Capa

Copa Brasil de Praia seleciona equipe de vela para Jogos Sul-Americanos 2022

29.03.2022  |    1.452 visualizações CBVELA CBVela Olímpicos

Competição de vela será realizada em Arraial do Cabo (RJ), entre os dias 10 a 15 de maio

A Confederação Brasileira de Vela - CBVela em parceria com a Prefeitura da Arraial do Cabo (RJ) confirmam a realização da Copa Brasil de Praia 2022, evento classificatório para os XII Jogos Sul-Americanos de Assunção. A competição continental será disputada no mês de outubro na capital paraguaia, mas a modalidade terá como base a cidade de Encarnación.

As classes convidadas para a competição de praia são Snipe, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Optmist, Dingue, ILCA 7, ILCA 6 (masculino e feminino) e iQFOil (masculino e feminino). Algumas delas são olímpicas como a ILCA - Laser e as pranchas à vela da iQFOil.

As regatas da Copa Brasil de Vela 2022 serão disputadas na Praia dos Anjos, Ilha de Cabo Frio e Ilha dos Porcos, cartões-postais de Arraial do Cabo (RJ). O evento será formado basicamente com atletas que integram a Vela Jovem, ou seja, velejadores até 23 anos.

A Equipe Técnica da CBVela avaliará os atletas da Equipe Brasileira de Vela Jovem após as regatas. A maior parte integra o Programa de Alto Rendimento - PAR na Marina da Glória liderado pelo gerente técnico Juan Sienra.

''O objetivo da seleção é maximizar o potencial de obtenção de medalhas da Equipe Brasileira de Vela Jovem nos Jogos Sul Americanos de Assunção, bem como o desenvolvimento efetivo do talento e conhecimento da modalidade nos atletas, para os futuros grandes eventos internacionais e os Jogos Olímpicos de Verão, bem como a forma de otimizar o uso dos recursos disponíveis para o Programa de Alto Rendimento - PAR da CBVela'', explicou Juan Sienra.

Em agosto do ano passado, em Fortaleza (CE), foi realizada a primeira edição da Copa Brasil de Vela de Praia. O evento contou  com 81 velejadores participantes divididos em 60 barcos em classes como Fórmula Kite Foil e a versão tubular, Dingue, Laser Radial, 4.7 e Standard e Hobie Cat 16. Ao todo, sete estados enviaram representantes, e as regatas tiveram apoio da Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará e do Iate Clube de Fortaleza.

''Queremos repetir o sucesso do Ceará, pois foi um evento que reuniu as classes olímpicas e pan-americanas. Criamos uma competição fixa no calendário da CBVela. É uma fórmula interessante que já deu muito certo no passado com o Festival Hollywood. Queremos estimular o esporte junto ao público'', explicou Walter Böddenner, coordenador da vela na Rio 2016.

Aviso de Regatas da Copa Brasil de Vela de Praia: https://bit.ly/CopaBrasilPraia

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdRYPgoYN4pkPo8K76aVz_ijwKmVjDa6RxAqFef9ycqnYmY7g/formResponse--

Formação de talentos

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania firmaram uma parceria para apoiar a preparação de todas as equipes brasileiras da modalidade em suas categorias de base.

Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, receberá 30 adolescentes entre 13 e 17 anos, que serão convocados para integrar as seleções para os principais campeonatos como Mundial da Juventude da World Sailing. 

O projeto, que entrou em vigor em dezembro de 2021, pretende que os jovens atletas se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas. O valor do investimento é de R$ 582.641,28 e o período de execução é de 13 meses.

A vela é uma das modalidades mais vencedoras do esporte olímpico brasileiro. Soma 19 medalhas nos Jogos, incluindo nove de ouro. O País sempre está entre as potências em Jogos Pan-Americanos, com 63 medalhas ao todo, e conta com diversos campeões mundiais, com mais de 80.

Entre os jovens, ganhou títulos de expressão como o ouro de Martine Grael e Kahena Kunze no Mundial da Juventude de Búzios 2009 na classe 420 e o inédito primeiro lugar na Optimist no ano passado com Alex Kuhl, no Lago de Garda, na Itália.

A CBVela também em 2021 assinou sua filiação na Rede Nacional de Treinamento com objetivo de criar um caminho para o atleta desde a sua entrada na modalidade até chegar ao topo do alto desempenho.

Na vela jovem, as categorias mais praticadas são Optimist, dos 7 aos 15 anos, 420, 29er e Laser. Todas versões 'mais leves' das classes utilizadas nos calendários dos Jogos Olímpicos, por exemplo.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Leia também...
22.04.2024

O Veleiros do Sul e a CBVela - Confederação Brasileira de Vela realizaram treinos para jovens do ILCA 6 e 7

21.04.2024

Regatas da Semana Olímpica de Hyères contam com 18 atletas brasileiros

18.04.2024

Entidade máxima da vela brasileira busca capacitar profissionais dos dois gêneros

17.04.2024

Velejadores jovens da classe ILCA treinam em Porto Alegre (RS).