A dupla formada pelo polonês Mateusz Kusznierewicz e pelo brasileiro Bruno Prada conquistou pela terceira vez consecutiva o título da Bacardi Cup Invitational Regatta na classe Star. O barco chegou na segunda colocação na regata desta sexta-feira (11) na Baía de Biscayne, em Miami, nos Estados Unidos.
Com seis pontos de vantagem para os norte-americanos Eric Doyle e Payson Infelise e mais uma prova pela frente, Mateusz e Bruno levam o tradicional evento por antecipação. O quinto dia de disputas da da Bacardi Cup repetiu as condições da véspera e a dupla entrou pra disputa sabendo que uma colocação entre o top 3 garantiria a taça mais uma vez.
Mateusz Kusznierewicz e Bruno Prada começaram a todo vapor com duas vitórias e um segundo lugar nas regatas iniciais do campeonato a bordo de seu Star batizado de Savannah. Nem o sexto posto da quinta-feira (10) tirou os campeões mundiais da classe de 2019 do caminho do título.
Segundo Bruno Prada, vencer a Bacardi Cup Invitational Regatta é especial, ainda mais de forma inédita por três vezes seguidas. O resultado coloca o velejador medalhista olímpico como maior vencedor do País da regata norte-americana, que começou no século passado. ''A competição teve 58 barcos de vários países e muita gente forte na raia. Fizemos história ao vencer mais uma vez e de forma consistente. Estamos muito felizes pelo título''.
O brasileiro Bruno Prada é medalhista olímpico na Star em Pequim 2008 e Londres 2012, além de cinco títulos mundiais na classe Star. Somados os resultados como proeiro, o atleta é o gerente do SSL Team Brazil, equipe verde e amarela na SSL Gold Cup, a Copa do Mundo da Vela. Em novembro, a equipe liderada pelo seu ex-timoneiro Robert Scheidt tentará o primeiro lugar nas regatas da Suíça.
Outros brasileiros seguem na disputa na Baía de Biscayne, além medalhista olímpico Bruno Prada, já com título garantido. O proeiro Pedro Trouche está em sexto lugar ao lado de Jack Jennings (EUA) após vencerem duas provas. Os outros proeiros são Samuel Gonçalves (36º) e Rodrigo Meireles (18º).
Os únicos veleiros 100% brasileiros na Bacardi Cup são formados por Admar Gonzaga e Ronald Seifert, que ocupam a 34ª posição, e Fabio Prada e Andreas Perdicaris, na 42ª.
A Bacardi Cup Invitational Regatta conta com outras categorias além da Star, como Melges 24, Viper 640, VX One e 69F e J70. A competição começou sua história com barcos Star em Havana, Cuba, na década de 50. Em 1962, a série mudou-se para Biscayne e em 2010 o evento se expandiu para incluir outras classes além da Star. O comitê organizador é formado por Coral Reef Yacht Club, Biscayne Bay Yacht Club, Shake Leg Miami e US Sailing Center.
Resultados oficiais aqui
Contatos:
Tradicional evento 100% feminino foi disputado no Yacht Club Paulista
Sexta edição reuniu 700 velejadores e 130 embarcações, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro
Com mais 700 velejadores e 130 embarcações, regata foi realizada neste sábado (16), na Baía da Ribeira, em Angra dos Reis (RJ)
Regata Bracuhy, em Angra dos Reis (RJ), será disputada em 16 de março com 130 barcos