O polonês Mateusz Kusznierewicz e o brasileiro Bruno Prada seguem com ampla vantagem na liderança da Bacardi Cup Invitational Regatta na classe Star. O evento, que é realizado na Baía de Biscayne, em Miami, nos Estados Unidos, terá ao todo seis regatas e a dupla chega à metade do campeonato com quatro pontos de vantagem para os norte-americanos Eric Doyle e Payson Infelise. A competição conta com 60 barcos de vários países e vai até o próximo dia 12.
Mateusz Kusznierewicz e Bruno Prada são os atuais bicampeões da Bacardi Cup e seguem mostrando que o entrosamento está em alta. Os dois foram mundiais de Star em 2019. Nesta quarta-feira (9), a dupla terminou em segundo lugar.
O brasileiro Bruno Prada, medalhista olímpico na Star em Pequim 2008 e Londres 2012, aponta que barco da dupla está rápido, o que pode favorecer nas condições dos ventos previstos para as próximas regatas em Miami.
''Chegando na metade do campeonato, com regatas muito duras! Aqui em Miami é muito bom velejar e os ventos estão de médio para forte, mas com muito calor! Estamos ficando entre os três primeiros em uma competição com ótimos velejadores! Ainda tenho metade da disputa e amanhã será muito importante para se posicionar e chegar com chances na quinta e última regata'', explicou Bruno Prada.
O norte-americano Jack Jennings e o brasileiro Pedro Trouche foram os vencedores da prova. O resultado quebra uma hegemonia de Mateusz e Bruno, que não perdiam uma prova em Miami nesta competição há duas temporadas. Os ventos foram de médio para forte intensidade na Baía de Biscayne.
''Hoje foi um dia muito especial pra gente, Jack e eu fizemos uma regata impecável, com uma boa largada no meio da largada conseguimos gerenciar uma boa pista com vento limpo para seguir para esquerda que favorecia bastante na primeira metade do primeiro contravento'', disse Pedro Trouche.
''Montamos em segundo a primeira boia para com um popa conservador e ótimo sincronismos na tocada do barco nas ondas conseguimos monta a segunda boia em primeiro e seguir a regata na liderança até a linha de chegada. Estou muito feliz por conseguir minha primeira vitória na Bacardi Cup''. Jack Jennings e Pedro Trouche ocupam o sétimo lugar no geral da classe Star na Bacardi Cup.
O medalhista olímpico Bruno Prada e Pedro Trouche estãp ao lado de outros nomes da vela brasileira na Bacardi Cup, como Samuel Gonçalves, Rodrigo Meireles, Admar Gonzaga, Ronald Seifert, Fabio Prada e Andreas Perdicaris.
A Bacardi Cup Invitational Regatta conta com outras categorias além da Star, como Melges 24, Viper 640, VX One e 69F e J70. Nesta última, o Brasil terá Jorge Zarif, Henrique Haddad, Mário Tinoco e o comandante Selmo Nissenbaum em uma embarcação.
O País terá um veleiro com Marcos Soares, Thiago Soares, Gabriel van Zee Penido e Nicholas Pellicano Grael, e outro com Alberto Guarischi, André Guarischi, Gabriel Portilho Borges e Mauricio Santa Cruz.
A competição começou sua história com barcos Star em Havana, Cuba, na década de 50. Em 1962, a série mudou-se para Biscayne e em 2010 o evento se expandiu para incluir outras classes além da Star. O comitê organizador é formado por Coral Reef Yacht Club, Biscayne Bay Yacht Club, Shake Leg Miami e US Sailing Center.
Top 5 da Bacardi Cup na Star
1. Kusznierewicz & Prada, 4 pts.
2. Doyle & Payson Infelise, 8 pts.
3. Negri & Lambertenghi, 12 pts.
4. Peter & Rob O'Leary, 14 pts.
5. Melleby & Joshua Revkin, 18 pts.
Resultados oficiais aqui
Contatos:
Tradicional evento 100% feminino foi disputado no Yacht Club Paulista
Sexta edição reuniu 700 velejadores e 130 embarcações, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro
Com mais 700 velejadores e 130 embarcações, regata foi realizada neste sábado (16), na Baía da Ribeira, em Angra dos Reis (RJ)
Regata Bracuhy, em Angra dos Reis (RJ), será disputada em 16 de março com 130 barcos