O polonês Mateusz Kusznierewicz e o brasileiro Bruno Prada buscam a partir desta segunda-feira (7) o tricampeonato consecutivo da Bacardi Cup Invitational Regatta na classe Star, evento realizado na Baía de Biscayne, em Miami, nos Estados Unidos. A dupla campeã mundial de 2019 é um das favoritas na competição, que conta com outros 60 barcos de vários países. Serão disputadas seis regatas ao todo até o próximo dia 12.
O medalhista olímpico não é o único brasileiro na regata. Nomes como Samuel Gonçalves, Pedro Trouche, Admar Gonzaga, Ronald Seifert, Fabio Prada e Andreas Perdicaris estão na lista. Em 2021, Mateusz Kusznierewicz e Bruno Prada ganharam com um desempenho perfeito com 100% de aproveitamento na competição.
Desde o início da chamada Copa Bacardi em 1927, quarenta e cinco capitães diferentes conquistaram o troféu, mas entre os brasileiros apenas Bruno Prada teve a honraria! ''Estamos muito motivados para mais uma grande competição da classe Star e prontos para defender o bicampeonato. É um evento de alto nível técnico e esperamos repetir o desempenho do ano passado'', disse Bruno Prada, medalhista olímpico.
A Bacardi Cup Invitational Regatta conta com outras categorias além da Star, como Melges 24, Viper 640, VX One e 69F e J70. Nesta última, o Brasil terá Jorge Zarif, Henrique Haddad, Mário Tinoco e o comandante Selmo Nissenbaum em uma embarcação.
O País terá um veleiro com Marcos Soares, Thiago Soares, Gabriel van Zee Penido e Nicholas Pellicano Grael, e outro com Alberto Guarischi, André Guarischi, Gabriel Portilho Borges e Mauricio Santa Cruz.
''O campeonato é muito forte e conta com os melhores velejadores de Star do planeta. Temos uma flotilha forte com chances de título, incluindo o também campeão mundial Samuel Gonçalves e o vencedor da SSL Final, Pedro Trouche. Teremos regatas equilibradas do começo ao final'', contou Arthur Lopes, presidente do 7º Distrito da Classe Star.
Ao todo, a lista de inscritos conta com mais de 500 velejadores de mais de 20 nações, apresentando a mistura usual de lendas da vela, campeões mundiais, atletas olímpicos e profissionais.
A competição começou sua história com barcos Star em Havana, Cuba, na década de 50. Em 1962, a série mudou-se para Biscayne e em 2010 o evento se expandiu para incluir outras classes além da Star. O comitê organizador é formado por Coral Reef Yacht Club, Biscayne Bay Yacht Club, Shake Leg Miami e US Sailing Center.
Contatos:
Tradicional evento 100% feminino foi disputado no Yacht Club Paulista
Sexta edição reuniu 700 velejadores e 130 embarcações, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro
Com mais 700 velejadores e 130 embarcações, regata foi realizada neste sábado (16), na Baía da Ribeira, em Angra dos Reis (RJ)
Regata Bracuhy, em Angra dos Reis (RJ), será disputada em 16 de março com 130 barcos