Capa

Escolinha

Triatleta olímpico treina com crianças da Escolinha de Triathlon em Ceilândia

Evento especial realizado nesta quarta-feira (10) no COP também contou com a participação da Secretária de Esportes e Lazer do Distrito Federal

11.11.2021  |  292 visualizações

O triathlon invadiu a pista de atletismo do Parque Olímpico e Paralímpico do Parque da Vaquejada, na Ceilândia, para uma grande celebração. Juraci Moreira, ícone da modalidade no Brasil, fez um treino especial com os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, nesta quarta-feira (10).

Padrinho e gestor do projeto, Juraci Moreira bateu um papo com a garotada sobre sua experiência, com participação em três Olimpíadas. Depois, a criançada foi dividida em turmas para um simulado de triathlon com o ídolo. E, no final, os novos triatletas mirins puderam curtir um momento de descontração com brincadeiras e lanches. O evento ainda contou com a presença da Secretária de Esportes e Lazer do Distrito Federal, Giselle Ferreira de Oliveira.

"Claro que eu quero ver um dos "meus filhos" indo para as Olimpíadas, mas isso é secundário. O grande objetivo da Escolinha de Triathlon é formar melhores cidadãos. Aqui nós fornecemos toda a estrutura de treinos, um uniforme, uma bicicleta para eles pedalarem, e isso já vai mudando a mentalidade das crianças", destaca Juraci Moreira. "Vimos que muitos alunos vêm para cá sem ter o que comer. Depois dos treinos, todos recebem um pequeno kit alimentação, que já faz toda a diferença."

Referência nacional na formação de atletas, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem como pilar a educação por meio do esporte. Após cinco anos de sucesso em Curitiba, Paraná, o projeto cresceu e chegou a outros quatro Estados brasileiros. No núcleo de Ceilândia, aberto em maio deste ano, 40 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos matriculados na rede pública de ensino têm a chance de praticar o triathlon com uma estrutura profissional.

Além da pista de atletismo, o COP conta com piscina e vários outros espaços com boa infraestrutura para a prática do esporte. Alguns desses espaços vêm sendo ocupados exclusivamente pelos pequenos triatletas da Escolinha. Eles também recebem todo o material de treino, como óculos e touca de natação e bicicletas. Durante as aulas, realizadas quatro vezes por semana no contraturno escolar, os alunos têm contato não só com as técnicas das três modalidades, mas também com valores como disciplina, respeito e o gosto pela prática de atividade física.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Em Ceilândia, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Esco.t Escolinha de Talentos e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal. A SulAmérica é a patrocinadora do projeto.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
28.04.2022

Em seu segundo ano, Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem mais alunos praticando uma modalidade olímpica com estrutura profissional

11.03.2022

Evento realizado nesta quarta-feira (9) no COPT reuniu todas as turmas do projeto para um treino especial com entrega de certificados

28.02.2022

Projeto de formação social promove mudanças positivas com valores esportivos como cooperação, disciplina e respeito

21.12.2021

Em sua primeira temporada no Distrito Federal, projeto melhorou o desempenho de crianças e adolescentes nas atividades físicas e na escola