Capa

Navegador Amador Vela

Yacht Club de Ilhabela se prepara para receber Simpósio de Segurança do Navegador Amador

Evento é organizado pelo Yacht Club de Ilhabela em parceria com a Marinha do Brasil e será realizado entre os dias 15 e 17 de outubro

11.10.2021  |  284 visualizações

A estrutura do  XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador começou a ser montada nesta segunda-feira (11) no Yacht Club de Ilhabela (YCI) pela equipe da Full Time Eventos. O encontro, que é organizado pelo clube e pela Marinha do Brasil, reunirá amantes do mar, velejadores, marinheiros e pessoas relacionadas à economia marítima.

O evento será realizado entre 15 e 17 de outubro e terá uma uma série de atividades dentro e fora do mar, além de palestras com especialistas no segmento. O último dia será reservado às provas para habilitação de Arrais Amador, Mestre e Capitão.

O simpósio é uma realização do Yacht Club de Ilhabela em parceria com a Marinha do Brasil, Soamar SP e apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela. A produção e organização é feita pela Full Time Eventos, que há mais de 10 anos também, é responsável por realizar a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a maior regata da América do Sul.

A equipe, que tem como base a cidade de Santos (SP), prepara toda a estrutura e esquema de acesso ao clube, bem como os cerimoniais e logística de pousadas para convidados e palestrantes. Mais de 200 pessoas são esperadas para os três dias de simpósio.

"Estamos mais uma vez aqui no Yacht Club de Ilhabela, estamos começando a montagem do  XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, estamos recebendo os materiais e a montagem de estrutura começa hoje''.

''Estamos esperando as equipes da Marinha, os almirantes, temos programações sociais de coffee break e coquetel. Mais um evento grandioso do Yacht Club de Ilhabela desta vez com parceria com a Marinha do Brasil", disse Eliete Fraga, produtora da Full Time, organizadora do evento.

Ao longo do XVII Simpósio do Navegador Amador, a organização adotou protocolos e medidas para manter todos os participantes seguros, contra o Covid-19. A recomendação primordial é o uso de máscara e não esquecer a carteira de vacinação com as duas doses ou o resultado do exame RT-PCR/Antígeno negativo.

PROTOCOLOS SANITÁRIOS

Vacinação obrigatória: Será solicitado aos participantes do evento o comprovante de vacinação com as duas doses ou o exame RT-PCR/Antígeno realizado em, no máximo, 48 horas (quarenta e oito horas) antes do credenciamento.

Máscara Obrigatória: O uso de máscara, corretamente posicionada, é obrigatório durante toda a permanência no evento, em todas as dependências do Yacht Club de Ilhabela.

Distanciamento social: É necessário manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre os presentes.

Arrefecimento de Temperatura: A temperatura de todos os presentes será aferida na entrada do evento.

Higiene pessoal:

• Álcool em gel 70% será disponibilizado em diversos pontos dentro do evento.

• Todas as roupas pessoais do dia mar, itens frequentemente tocados no barco devem ser desinfectados regularmente e cuidadosamente.

• Malas, equipamentos, mochilas etc., não podem ser deixados no clube e são de responsabilidade e higienização do usuário.

• Na manipulação de bebidas e comidas os participantes deverão fazê-lo com cuidado e individualmente, para evitar a contaminação cruzada (exemplo: garrafas de água individuais reutilizáveis e comidas empacotadas etc.).

Mais sobre o Simpósio

As atividades começam na quinta-feira (14/10) com o credenciamento, que se estende a todos os demais dias de Simpósio de Segurança do Navegador Amador. Na sexta-feira (15/10), as ações serão na água, no chamado Dia de Mar com manobras de atracação e desatracação, resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, coletes e balsa salva vidas sinalização com pirotécnicos, transmissão de "Securitée" e "May Day" e demonstração de resgate de náufrago por aeronave.

No sábado (16/10) serão realizadas palestras com nomes de peso do mundo náutico, com abertura oficial de Alex Costa - Comodoro do Yacht Club de Ilhabela e Mario Simonsen - Presidente Soamar-SP.

No domingo (17/10) serão realizadas as provas. É pré-requisito para o exame de Mestre Amador que o candidato seja Arrais Amador. E os inscritos para a avaliação para Capitão é necessário ter a licença Mestre Amador. Não será realizada a averbação de MOTONAUTA nas carteiras emitidas no Simpósio.

As embarcações dos chamados Exercícios de Mar ficarão nos píeres Yacht Club de Ilhabela e serão enviadas pela Marinha do Brasil.

''É um evento muito importante, que aproxima a Marinha do Brasil da nossa navegação amadora com o tema que nos é mais caro que é a segurança! E vamos ter três dias muito legais! Primeiro é o Dia do Mar, vamos aprender navegação de precisão, fundeio de precisão. Vamos aprender como salva o homem do mar, como se usa os pirotécnicos. Enfim, como é o resgate com helicóptero. Um dia sensacional de muito de prática'', reforçou Mauro Dottori. diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela e organizador do evento.

''O segundo dia é das palestras e vocês vão ver muita coisa interessante. Muita gente da Marinha, misturada conosco, os civis. Terminando uma palestra âncora com o Betão Pandiani, aquele que navegou de catamarã para a Antártica e para o Ártico. Isso tem que ter muita segurança, muito planejamento. E no último dia, a cereja do bolo, aqueles que quiserem fazer as provas de Arrais, Mestre e Capitão vão ter a carteirinha, obviamente se forem aprovados'', finalizou Mauro Dottori. 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

14/10 - CREDENCIAMENTO
14h às 18h - Credenciamento


15/10 - DIA DE MAR
8h às 8h30 - Credenciamento
8h30 às 9h30 - Instruções para o Dia de Mar
9h30 às 10h30 - Embarque nos meios
10h30 às 16h45 - Atracação e desatracação, noções práticas de manobras e navegação, resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, coletes e balsa salva vidas
sinalização com pirotécnicos, transmissão de "Securitée" e "May Day", demonstração de resgate de náufrago por aeronave.
16h45 às 17h - Desembarque dos Meios


16/10 - SIMPÓSIO
8h às 09h -  Credenciamento
9h às 09h15 - Abertura Oficial com Alex Costa - Comodoro do Yacht Club de Ilhabela & Mario Simonsen - Presidente Soamar-SP
9h15 às 09h30 - Palavra do Comandante da Marinha com o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos - Comandante da Marinha do Brasil
9h30 às 9h45 - A Importância do Simpósio com o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira - Diretor de Portos e Costas.
9h45 às 10h15 Coffee break
10h15 às 11h00 - Navegando com Segurança / Preparação Travessias com Marcio Dottori - Engenheiro naval, diretor técnico da Revista Náutica
11h às 11h30 - Tribunal Marítimo e a Segurança da Navegação com o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho - Presidente do Tribunal Maritimo.
11h30 12h15 - Aspectos Práticos da Normam 03 com o Capitão-Tenente Helenilde de Lima Silva Gomes - Chefe do Departamento de Pessoal Amador, Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas da Diretoria de Portos e Costas.
12h15 às 14h -  Almoço
14h às 15h - Sobrevivência no Mar com Marco Ferrari
15h às 15h45 - A contribuição do RIPEAM para a Segurança do Navegador Amador com o Capitão de Mar e Guerra Sergio Henrique Magliari da Costa Moura
15h45 às 16h15 Coffee break
16h15 às 17h15 - O sucesso é uma experiência coletiva com Beto Pandiani - Velejador de renome mundial, Escritor e Palestrante
17h às 18h30 - Encerramento - Confraternização

17/10 - PROVAS
8h às 12h30 - Provas para Amadores

Confira a programação completa

Sobre o Simpósio

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.

A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

----

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net 

Leia também...
17.10.2021

17ª edição do evento terminou após três dias de atividades no Yacht Club de Ilhabela; Foram realizadas provas para Arrais, Mestre e Capitão

16.10.2021

Evento termina neste domingo (17) com a realização de provas para Arrais, Mestre e Capitão

15.10.2021

Primeiro dia de atividades aquáticas reuniu participantes em embarcações da Marinha

14.10.2021

Evento referência no mercado náutico começa nesta sexta-feira (15) no Yacht Club de Ilhabela (YCI)