O XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador terminou neste domingo (17) com a realização das provas de Arrais, Mestre e Capitão, realizadas no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Ao longo dos três dias de atividades, os participantes tiveram ações práticas na água no chamado "Dia de Mar" e palestras de instruções e conhecimento teórico.
O Simpósio, realizado pelo YCI, em parceria com Marinha do Brasil e Soamar-SP, conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela e a organização da Full Time Eventos e Turismo e é voltado para velejadores, navegadores, marinheiros e pessoas relacionadas ao meio náutico.
A prova, com duração máxima de quatro horas e meia, testou o conhecimento dos participantes com questões direcionadas e coordenadas pela Marinha do Brasil.
"O dia das provas é muito importante! Através da avaliação podemos conhecer as condições dos futuros capitães amadores, mestres e e arrais. A prova serve também para que eles mostrem o seu conhecimento para realizar suas funções no futuro. As avaliações são aplicadas com muito cuidado para que a pessoa entre no mar com conhecimento e segurança", comentou o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira.
"O dia de hoje foi uma conclusão do nosso trabalho! É a habilitação dos amadores que participaram do Simpósio. Torcemos para que todos tenham um bom desempenho para fazer ótimas navegações e o uso do mar de forma consciente. Para nós é muito satisfatório chegar no dia das avaliações após provas práticas palestras. Acredito que todos alunos irão sair do Simpósio mais cautelosos, preparados e felizes", contou Marcello de Souza, coordenador técnico do Dia de Mar.
Os participantes tiveram suas provas corrigidas no Yacht Club de Ilhabela logo após a realização das avaliações e os que passaram puderam tirar a carteira no ato.
"Recebi a carteira Arrais, meu sonho é viajar o mundo dentro de um veleiro. O Simpósio foi uma experiência fantástica, o contato próximo de estar no mar e com a Marinha do Brasil. É muito interessante de ver toda dedicação das pessoas envolvidas e a vivência de exercer um pouco dessas funções importantes. Os acidentes no mar acontecem e precisamos ter consciência do que fazer e as aulas práticas e as palestras são fundamentais para nosso aprendizado", Silvia Tomasini, primeira aluna que recebeu a carteira Arrais do Simpósio.
Foi pré-requisito para o exame de Mestre Amador que o candidato seja Arrais Amador. E os inscritos para a avaliação de Capitão devem possuir a licença de Mestre Amador.
A organização, segundo o diretor Mauro Dottori, fez o máximo esforço para organizar esta edição do Simpósio em Ilhabela (SP). ''Nós do Yacht Club estamos muito felizes em receber o evento. A Marinha fez um trabalho excelente e nosso legado é o mais importante! Já tivemos pedidos para outras edições. Essa proximidade com os navegadores amadores é fundamental para que tenhamos uma mentalidade marítima e uma mentalidade de segurança! Acredito que essa mentalidade foi alcançada neste simpósio".
Ação ATIVA Náutica
A marca de coletes salva-vidas Ativa Náutica, em parceria com o evento, fez a doação de todos os coletes salva-vidas que foram utilizados no "Dia de Mar" para a comunidade local de Ilhabela (SP).
"Nós viemos com uma proposta de ver os coletes da Ativa para uso em dia de mar. Nós viemos, participamos do dia do Mar e viemos para o dia de palestras também. Foi muito legal, uma oportunidade incrível da gente ver os coletes na água, sentir e vestir, foi super impactante. Espero que esse evento, junto com essa doação, gere um impacto positivo na comunidade de Ilhabela", comentou Karla Bernardino, marketing da marca.
No primeiro dia de ações, os participantes fizeram as atividades práticas no chamado Dia de Mar. Nele, quatro embarcações da Marinha do Brasil foram usadas para a realização de demonstrações de "Homem ao Mar", transmissão de “Securitée” e “May Day", além de abandono de embarcação, uso de coletes e balsa salva vidas.
Foram realizadas também a sinalização com pirotécnicos e a demonstração de resgate de náufrago por aeronave, assim como ações de sobrevivência, o que fez com que as aulas fossem além da teoria.
Sobre o Simpósio
O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.
A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.
----
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net
Evento termina neste domingo (17) com a realização de provas para Arrais, Mestre e Capitão
Primeiro dia de atividades aquáticas reuniu participantes em embarcações da Marinha
Evento referência no mercado náutico começa nesta sexta-feira (15) no Yacht Club de Ilhabela (YCI)
"May Day" e "Securitée" serão algumas das ações realizadas no "Dia de Mar" no Yacht Club de Ilhabela (YCI)