Capa

Navegador Amador Vela

Provas marcam último dia de Simpósio de Segurança do Navegador Amador

17ª edição do evento terminou após três dias de atividades no Yacht Club de Ilhabela; Foram realizadas provas para Arrais, Mestre e Capitão

17.10.2021  |  316 visualizações

O XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador terminou neste domingo (17) com a realização das provas de Arrais, Mestre e Capitão, realizadas no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Ao longo dos três dias de atividades, os participantes tiveram ações práticas na água no chamado "Dia de Mar" e palestras de instruções e conhecimento teórico. 

O Simpósio, realizado pelo YCI, em parceria com Marinha do Brasil e Soamar-SP, conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela e a organização da Full Time Eventos e Turismo e é voltado para velejadores, navegadores, marinheiros e pessoas relacionadas ao meio náutico.

A prova, com duração máxima de quatro horas e meia, testou o conhecimento dos participantes com questões direcionadas e coordenadas pela Marinha do Brasil.

 "O dia das provas é muito importante! Através da avaliação podemos conhecer as condições dos futuros capitães amadores, mestres e e arrais. A prova serve também para que eles mostrem o seu conhecimento para realizar suas funções no futuro. As avaliações são aplicadas com muito cuidado para que a pessoa entre no mar com conhecimento e segurança", comentou o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira. 

"O dia de hoje foi uma conclusão do nosso trabalho! É a habilitação dos amadores que participaram do Simpósio. Torcemos para que todos tenham um bom desempenho para fazer ótimas navegações e o uso do mar de forma consciente. Para nós é muito satisfatório chegar no dia das avaliações após provas práticas palestras. Acredito que todos alunos irão sair do Simpósio mais cautelosos, preparados e felizes", contou Marcello de Souza, coordenador técnico do Dia de Mar.

Os participantes tiveram suas provas corrigidas no Yacht Club de Ilhabela logo após a realização das avaliações e os que passaram puderam tirar a carteira no ato. 

"Recebi a carteira Arrais, meu sonho é viajar o mundo dentro de um veleiro. O Simpósio foi uma experiência fantástica, o contato próximo de estar no mar e com a Marinha do Brasil. É muito interessante de ver toda dedicação das pessoas envolvidas e a vivência de exercer um pouco dessas funções importantes. Os acidentes no mar acontecem e precisamos ter consciência do que fazer e as aulas práticas e as palestras são fundamentais para nosso aprendizado", Silvia Tomasini, primeira aluna que recebeu a carteira Arrais do Simpósio.

Foi pré-requisito para o exame de Mestre Amador que o candidato seja Arrais Amador. E os inscritos para a avaliação de Capitão devem possuir a licença de Mestre Amador. 

A organização, segundo o diretor Mauro Dottori, fez o máximo esforço para organizar esta edição do Simpósio em Ilhabela (SP). ''Nós do Yacht Club estamos muito felizes em receber o evento. A Marinha fez um trabalho excelente e nosso legado é o mais importante! Já tivemos pedidos para outras edições. Essa proximidade com os navegadores amadores é fundamental para que tenhamos uma mentalidade marítima e uma mentalidade de segurança! Acredito que essa mentalidade foi alcançada neste simpósio". 

Ação ATIVA Náutica 

A marca de coletes salva-vidas Ativa Náutica, em parceria com o evento, fez a doação de todos os coletes salva-vidas que foram utilizados no "Dia de Mar" para a comunidade local de Ilhabela (SP). 

"Nós viemos com uma proposta de ver os coletes da Ativa para uso em dia de mar. Nós viemos, participamos do dia do Mar e viemos para o dia de palestras também. Foi muito legal, uma oportunidade incrível da gente ver os coletes na água, sentir e vestir, foi super impactante. Espero que esse evento, junto com essa doação, gere um impacto positivo na comunidade de Ilhabela", comentou Karla Bernardino, marketing da marca. 

Veja como foi o Dia de Mar

No primeiro dia de ações, os participantes fizeram as atividades práticas no chamado Dia de Mar. Nele, quatro embarcações da Marinha do Brasil foram usadas para a realização de demonstrações de "Homem ao Mar", transmissão de “Securitée” e “May Day", além de abandono de embarcação, uso de coletes e balsa salva vidas.

Foram realizadas também a sinalização com pirotécnicos e a demonstração de resgate de náufrago por aeronave, assim como ações de sobrevivência, o que fez com que as aulas fossem além da teoria.  

Sobre o Simpósio

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.

A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

----

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net 

Leia também...
16.10.2021

Evento termina neste domingo (17) com a realização de provas para Arrais, Mestre e Capitão

15.10.2021

Primeiro dia de atividades aquáticas reuniu participantes em embarcações da Marinha

14.10.2021

Evento referência no mercado náutico começa nesta sexta-feira (15) no Yacht Club de Ilhabela (YCI)

13.10.2021

"May Day" e "Securitée" serão algumas das ações realizadas no "Dia de Mar" no Yacht Club de Ilhabela (YCI)