Capa

Navegador Amador Vela

Yacht Club de Ilhabela mantém tradição de eventos náuticos com Simpósio de Segurança do Navegador

XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador será entre os dias 15 e 17 de outubro e contará com atividades na água, palestras e provas

19.09.2021  |  313 visualizações

O Yacht Club de Ilhabela é uma das principais referências em realização de eventos náuticos no País. E no mês de outubro, o local receberá o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, uma realização do YCI em parceria com a Marinha do Brasil, Soamar SP e apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

O simpósio é mais um no portfólio internacional do clube, que há quase 50 anos realiza a tradicional Semana Internacional de Vela, maior prova de vela oceânica da América do Sul. Além da SIV, são realizadas competições de alto nível como Circuito Ilhabela, rallys e troféus de pesca.

De 15 a 17 de outubro, navegadores amadores terão a oportunidade de participar de inúmeras atividades referentes à segurança da navegação amadora. Complementarmente, aqueles que desejarem se habilitar como Arrais, Mestre e Capitão, velejadores, marinheiros e pessoas relacionadas com o meio náutico, terão a oportunidade de fazê-lo no YCI. A primeira edição do Simpósio foi em 2000.

''Novamente o Yacht Club de Ilhabela receberá de portas abertas um evento de alto nível, assim como são nossas regatas e festivais de pesca. Nossa maior atividade é o mar e o nosso principal valor é a segurança. Por isso precisamos estar atualizados com todos as regras e novidades desse importante tema do mundo náutico''.

''Ter especialistas no YCI como altas patentes da Marinha do Brasil, nossa histórica parceira, professores e navegadores é muito importante para o YCI'', contou Alex Costa Pereira, comodoro do Yacht Club de Ilhabela. 

 A abertura do XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador terá o tradicional Dia de Mar, com treinamento prático em embarcações da Marinha, focado na segurança da navegação.

As atividades incluem atracação e desatracação, noções práticas de manobras e navegação, resgate, abandono de embarcação, coletes e balsas salva vidas, sinalização com pirotécnicos, transmissão de "Securitée" e "May Day", demonstração de resgate de naufrágio por aeronave e desembarque dos meios.

O segundo dia contará com uma série de palestras com autoridades náuticas sobre segurança da navegação, sobrevivência no oceano e meio ambiente. Para encerrar o evento, serão realizados exames para as categorias de Arrais,Mestre e Capitão Amador, com entrega das carteiras aos navegadores aprovados.

As inscrições para o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), seguem abertas pelo site https://simposio.seg.br/

Sobre o YCI

O Yacht Club de Ilhabela é um dos mais importantes clubes náuticos brasileiros. Fundado em 1956 como um apoio aos praticantes de atividades náuticas o clube se tornou uma referência em lazer náutico e convivência social em um dos mais belos pontos do litoral paulista. Sua sede na cidade de Ilhabela possui toda a estrutura para guarda de embarcações de até mais de 100 pés, em uma marina flutuante abastecida por água, energia elétrica, sistema de coleta e tratamento de efluentes.

O clube é sede de atividades esportivas como a maior competição de vela da América do Sul, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Sedia Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. E em 2021 sediará o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador. Ilhabela está a 230 km de distância de São Paulo e a 350 km do Rio de Janeiro. Entre as cidades no litoral norte paulista, Santos fica a 150 km, enquanto Caraguatatuba fica a 34 km. De São Sebastião, a distância é de apenas 6 km.

Serviço

Yacht Club de Ilhabela

Av. Força Expedicionária Brasileira, 299 – Ilhabela, SP

Telefone: (12) 3896-2300

Programação

14/10 (quinta-feira)
Credenciamento

15/10 (sexta-feira)
Dia de Mar

16/10 (sábado)
Credenciamento
Abertura solene
Palestras
Encerramento

17/10 (domingo)
Provas
Entrega solene das carteiras

Sobre o Simpósio

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.

A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

----

Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flavio Perez
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net 

 

 

Leia também...
17.10.2021

17ª edição do evento terminou após três dias de atividades no Yacht Club de Ilhabela; Foram realizadas provas para Arrais, Mestre e Capitão

16.10.2021

Evento termina neste domingo (17) com a realização de provas para Arrais, Mestre e Capitão

15.10.2021

Primeiro dia de atividades aquáticas reuniu participantes em embarcações da Marinha

14.10.2021

Evento referência no mercado náutico começa nesta sexta-feira (15) no Yacht Club de Ilhabela (YCI)