Capa

Escolinha

Talento brasiliense da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é exemplo de dedicação aos estudos

Projeto criado em maio em Ceilândia já mostra resultados, com alunos habilidosos no triathlon e na escola

07.09.2021  |  82 visualizações

Em poucos meses, a rotina do nada, pedala e corre já começa a mostrar resultados no Centro Olímpico e Paralímpico do Parque da Vaquejada, em Ceilândia, Distrito Federal. Um dos talentos descobertos no núcleo brasiliense da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, a pequena Laura Rosendo Laurentino Barreto, de 9 anos, é um exemplo do impacto do esporte no desenvolvimento infantil.

Laurinha, como é conhecida entre os colegas, já participou de vários projetos sociais voltados para o esporte, como o de bombeiro mirim e atletismo no Parque Olímpico e Paralímpico. Ingressou na Escolinha de Triathlon por meio da escola onde estuda, e se apaixonou pelo esporte.

"A Laura tem chamado muito a atenção nas aulas. Corre bastante, pedala bem e a cada dia aprimora a natação", aponta o professor Nildomar Valadares dos Passos.

O amor pelo esporte vem de família. A mãe de Laura, Jussânia Laurentino Carlos da Silva, 35 anos, foi jogadora de handebol. Hoje, trabalhando com divulgação por meio de carro de som, incentiva a filha para que tenha mais oportunidades. Acima de tudo, Jussânia destaca a dedicação maior de Laurinha aos estudos, desde que ingressou no projeto.

"Ela gosta de estudar. Sempre falou que seria professora. Percebemos uma dedicação ainda maior à escola, agora, porque o treinador sempre reforça a importância de manter boas notas", explica Jussânia. "Espero que ela continue assim, e siga em frente no esporte, também. O que eu procuro ensinar a ela é que sempre procure ser uma pessoa melhor."

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Em Ceilândia, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Esco.t Escolinha de Talentos e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal. A SulAmérica é a patrocinadora do projeto.

 

Curta a Fã page - Escolinha de Triathlon - Formando Campeões

------------

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Leia também...
25.08.2021

Coordenador de um dos núcleos do projeto é o técnico da equipe de paratletas nos Jogos, que disputa medalhas nos dias 27 e 28

11.08.2021

Projeto com seis anos de experiência na educação por meio do esporte chegou em maio à região conhecida como celeiro de campeões do atletismo