Capa

2021 Semana de Vela de Ilhabela

Torneio por Equipes terá sua sétima edição na 48ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Competição paralela reúne times formados por clubes, associações ou times da mesma região

19.07.2021  |  296 visualizações

O Torneio por Equipes já virou uma das tradições da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Com a retomada das regatas presenciais, entre os dias 23 e 31 de julho, a competição paralela também está de volta, pela sétima vez desde 2014. Na disputa, barcos representando clubes, associações ou cidades vão se unir em times para brigar pelo troféu. 

A edição deste ano do torneio terá novas regras. Cada equipe contará com três barcos, um da classe ORC, um da RGS e um da Bico de Proa. Para a classificação serão considerados os pontos somados por cada barco nas regatas disputadas entre 25 e 30 de julho. Vence a equipe que somar menos pontos no total. A premiação será feita na sexta-feira (30) à noite, véspera das provas finais.

O campeão do Torneio por Equipes fica com o troféu transitório Pen Duick II. O nome é uma homenagem ao veleiro do francês Eric Tabarly, vencedor da regata em solitário transatlântica Ostar, em 1964.

Na última edição, em 2019, quem recebeu o troféu foi a equipe "Pajero", formada pelo Pajero (ORC), Asbar II (IRC), Zeus (RGS) e Newport (Bico de Proa). Em 2018, o CIZ formado por San Chico/ORC, Inaê 40/IRC e Zeus/RGS foi o vencedor.

"O Torneio por Equipes já está consolidado dentro da Semana de Vela de Ilhabela. E queremos ter o maior número de equipes participantes neste ano", destacou Cuca Sodré, presidente da comissão de regatas. 

A Semana de Vela de Ilhabela abre com a regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil no domingo (25). O maior evento da modalidade da América do Sul vai até o dia 31 de julho e reúne no programa de regatas as categorias mais populares da vela. Entre as classes estão barcos Multicascos, Mini Transat, ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, C30 e HPE25. 

Durante os dias seguintes, a competição será dividida entre percursos médios e regatas de barla-sota.

Campeões do Torneio por Equipes

2019 - Pajero (Pajero/ORC, Asbar II/IRC, Zeus/RGS, Newport/Bico de Proa)
2018 - CIZ (San Chico/ORC, Inaê 40/IRC, Zeus/RGS)
2017 - Ageless (Miragem/ORC, Rudá/IRC, Bravo/RGS)
2016 - São Paulo - (Rudá, AsbarIV, Mussulo III)
2015 - ICRJ - (Seu Tatá, Magia, Kalymera, Kybixu)
2014 - Escola Naval (Bijupirá, Breklé, Dourado, Quiricomba)

A última regata presencial foi realizada em 2019 com mais de 120 veleiros de todo o País e nações vizinhas. O evento em sua versão virtual teve realização do Yacht Club de Ilhabela e organização da Tribu Live Marketing e Full Time Eventos e Turismo.

Leia também...
26.08.2021

Velejadores participantes do maior evento da modalidade na América do Sul participaram da ação social doando cestas básicas

31.07.2021

Time Caiçaras, formado por Xamã, Nautilus e Zeus é o campeão na disputa realizada em paralelo ao evento principal

31.07.2021

49ª edição da maior competição de vela oceânica da América do Sul será realizada entre 23 e 30 de julho

31.07.2021

Competição tradicional da vela oceânica foi definida neste sábado (31) nas oito classes do programa de regatas