Capa

Redução do uso do plástico e combate à poluição marinha na pauta da Semana de Vela de Ilhabela

18.07.2021  |    822 visualizações 2023 Semana de Vela de Ilhabela

Maior evento de vela da América Latina adota a estratégia de reduzir ao máximo seu impacto no meio ambiente.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela adota desde 2016 medidas para conter a poluição dos oceanos, uma bandeira que os principais eventos da modalidade no mundo utilizam. Comandado por Julio Cardoso, o departamento de meio ambiente do Yacht Club de Ilhabela (YCI) busca se aproximar do impacto zero em suas ações, não utilizando mais canudos de plástico e produtos descartáveis, como os copos, em suas dependências.

A competição de vela mais importante da América do Sul reúne mais de mil competidores todos os anos e desde o início do processo de inscrição até o fim das regatas, os velejadores são orientados a preservar o meio ambiente.

As regatas começam em 25 de julho com a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e terminam no dia 31. Mas antes da largada, desde a entrada na ilha pela balsa até o processo de inscrição, os organizadores adotarão medidas de preservação ambiental, dando exemplo a todos participantes e comunidade.

''A vela também contribui para a limpeza dos oceanos por não usar combustível em suas provas. E em 2021, a ideia é endurecer ainda mais as ações de preservação ambiental, principalmente com a chegada do coronavírus. Todos os descartes de materiais, como máscaras e luvas, serão feitos em locais apropriados. Os acessos ao YCI serão restritos aos competidores para entrarem em seus barcos apenas'', disse Júlio Cardoso, diretor de meio ambiente do YCI e da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. 

Júlio Cardoso se destacou nos últimos anos por registrar a chegada de animais marinho no Canal de São Sebastião. Durante o evento, estão previstas expedições de observação de baleias e golfinhos, para reforçar a conscientização das pessoas sobre a preservação da vida marinha. 

As provas também ocorrem durante o processo migratório das baleias jubartes passando pelo litoral norte rumo à Abrolhos (BA).

Julho sem plástico

A Semana de Vela de Ilhabela tem uma 'veia sustentável' e está no caminho do Impacto Zero. Por isso, os organizadores orientam a equipe técnica, produção, juízes e mídia oficial a levar garrafas de água próprias para não precisar gastar garrafas plásticas.

O evento também está linkado ao movimento batizado #JulhosemPlastico ou Plastic Free July. A iniciativa criada em 2011 vai de encontro aos dados alarmantes das Nações Unidas, que aponta o maior desafio do século XXI é justamente o plástico.

Estudos indicam que são despejados nos mares e oceanos até 13 milhões de toneladas de plástico e menos de 10% produzido no mundo é reciclado. E se o consumo continuar nesse ritmo atual, em 2050 o mar terá mais plástico do que peixes.

''O lixo plástico marinho está em todo o planeta, incluindo ilhas mais remotas! Chegamos em um ponto de tomada de decisão e a nossa atitude individual tornou-se de extrema importância. Vamos começar aqui! Cada um contabilizando quantas garrafinhas plásticas deixou de utilizar, aproveitando o bebedouro e a sua garrafa individual'', disse Andrea Grael, velejadora e ambientalista.

''Como velejadora, achei que devia incentivar a todos que frequentam o mar no sentido de produzirmos menos rastro, e incentivar essa atitude a todos que nos circundam.
As sugestões são uma mínima parte que podemos fazer, mas se todos se engajarem, será grande a diferença!''.

Andrea Grael é esposa do bicampeão olímpico e ganhador da The Ocean Race, Torben Grael. E mãe de Marco Grael, vencedor da SIVI e medalha de ouro pan-americano (49er), e de Martine Grael, ouro na Rio 2016 (49erFx) e única brasileira a correr a Volta ao Mundo.

Outra mudança feita nos últimos anos foi o envio de resultados por meio digital sem a impressão diária, que consumia papel em vários momentos do dia. A entrega de instruções aos velejadores também é virtual.

A bolsa do comandante, prêmio dados aos skippers da SIVI pela North Sails, também será de material reciclável.

 

 

 
Leia também...
26.08.2021

Velejadores participantes do maior evento da modalidade na América do Sul participaram da ação social doando cestas básicas

31.07.2021

Time Caiçaras, formado por Xamã, Nautilus e Zeus é o campeão na disputa realizada em paralelo ao evento principal

31.07.2021

49ª edição da maior competição de vela oceânica da América do Sul será realizada entre 23 e 30 de julho

31.07.2021

Competição tradicional da vela oceânica foi definida neste sábado (31) nas oito classes do programa de regatas