A atleta de wrestling Aline Silva fez história mais uma vez na modalidade somando sua terceira medalha pan-americana da carreira. Nesta sexta-feira (9), a atleta paulista ficou com a medalha de prata em Lima 2019 após ser derrotada na final da categoria até 76kg pela canadense Justina Di Stasio.
Na disputa pelo ouro, a brasileira e a canadense fizeram uma luta equilibrada, mas o título ficou com a adversária, que é campeã mundial de luta olímpica. Pela manhã, no Coliseu Miguel Grau na Villa Deportiva Regional Del Callao, Aline Silva venceu a peruana Diana Cruz por 7 a 0. Na segunda luta, válida pela semifinal da competição, a brasileira superou a cubana Mabelkis Capote por 2 a 1.
Aline Silva comemorou o resultado após superar uma trombose no fim da temporada de 2017, que quase acabou com o sonho de classificação para o Pan e para o ciclo olímpico de Tóquio 2020.
''Estou muito contente pelo resultado e pela superação. Consegui voltar a lutar em alto nível em 2019 após o todo o tratamento. Foi difícil, mas estou novamente entre as melhores do mundo!'', disse Aline Silva.
''Agora temos o Mundial de Wrestling! Meu objetivo é garantir a vaga em Tóquio e para isso vou fazer treinamentos no Canadá. A ideia é ter novas variações no meu estilo, já que as minhas adversárias estão me estudando muito''.
A brasileira Aline Silva havia sido bronze em Toronto 2015 e prata em Guadalajara 2011. Na história da luta nos Jogos, Aline é a única atleta que tem três medalhas na luta.
Este ano foram nove atletas brasileiros de luta olímpica nos Jogos, cinco mulheres e quatro homens.
A vaga de Aline Silva para os Jogos Pan-Americanos veio nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba na Bolívia, realizados no mês de junho de 2018. Este ano, a atleta ganhou três medalhas em Grand Prix, foi bronze em Calgary, medalha de prata em Madrid e prata em Istambul.
Aline Silva é atleta do SESI-SP há 10 anos. Os treinamentos ocorrem no Sesi Cubatão, no litoral paulista, com sua equipe multidisciplinar, liderada pelo coach Flávio Ramos.
Atleta de wrestling busca sua terceira medalha nos Jogos depois de uma prata e um bronze
Lutadora de wresling completou recentemente 10 anos no SESI
Atleta de wrestling já havia conquistado a vaga nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba na Bolívia
Vice-campeã mundial retorna aos tapetes de luta no Pan-Americano de Wrestling, neste fim de semana, no Peru