A atleta de wrestling Aline Silva embarca para Lima, no Peru, neste domingo (4) para participar dos Jogos Pan-Americanos 2019. A brasileira irá para sua terceira participação no evento e busca mais uma medalha na competição.
Aline Silva foi prata em Guadalajara 2011 e bronze em Toronto 2015. Em Lima, as lutas começam no dia 7 (quarta-feira) e serão realizadas na Villa Deportiva Regional Del Callao. A brasileira entra na disputa da categoria até 76 kg no dia 9 de agosto (sexta-feira), com a primeira luta eliminatória pela manhã. No wrestling brasileiro apenas ela e Joice Silva têm duas medalhas Pan-Americanas cada.
"Se eu conquistar mais uma medalha serei a primeira da história na modalidade, e minha expectativa é muito boa para que isso aconteça. Temos daqui um mês o Mundial de wrestling, no Cazaquistão, que vale vaga nas Olimpíadas. Portanto, o Pan também serve como uma ótima preparação e servirá como uma perspectiva da minha situação atual", comentou Aline Silva.
Este ano serão nove atletas brasileiros de luta olímpica nos Jogos, cinco mulheres e quatro homens.
"Uma das coisas que eu mais gosto de competir é fazer parte do Time Brasil. Uma energia e união enorme. São poucos os momentos que conseguimos ficar todos juntos e sentimos essa nossa força. A interação entre atletas, torcer um pelo outro, para mim é sempre único e faz sempre a diferença", completou.
A vaga de Aline Silva para os Jogos Pan-Americanos veio nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba na Bolívia, realizados no mês de junho de 2018. Este ano, a atleta ganhou três medalhas em Grand Prix, foi bronze em Calgary, medalha de prata em Madrid e prata em Istambul.
Aline Silva é atleta do SESI-SP há 10 anos. Os treinamentos ocorrem no Sesi Cubatão, no litoral paulista, com sua equipe multidisciplinar, liderada pelo coach Flávio Ramos.
Brasileira foi derrotada na final da categoria até 76 kg pela canadense Justina Di Stasio
Lutadora de wresling completou recentemente 10 anos no SESI
Atleta de wrestling já havia conquistado a vaga nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba na Bolívia
Vice-campeã mundial retorna aos tapetes de luta no Pan-Americano de Wrestling, neste fim de semana, no Peru