Capa

Brasil é campeão da Copa UANA de polo aquático masculina

26.01.2019  |    344 visualizações Geral

País derrotou os Estados Unidos nos pênaltis neste sábado (26)

Após a classificação para o Mundial de Desportes Aquáticos de 2019, o Brasil foi campeão da Copa UANA (Union Americana de Natacion), na tarde deste sábado (26), em um jogo muito disputado desde o primeiro quarto.

A final, contra os Estados Unidos, foi vencida pelos brasileiros nos pênaltis  por 12 a 10, que contaram com a torcida a favor.  No tempo normal, o placar ficou 9 a 9. Realizado deste terça-feira (22) no SESI SP, na Vila Leopoldina, o torneio reuniu quatro países: Argentina, Brasil, Canadá e Estados Unidos em busca de duas vagas para o Mundial. 

Gustavo "Grummy" Guimarães, atacante do Brasil foi pela segunda vez o melhor jogador da competição (MVP), a primeira foi em 2017, quando o Brasil também foi campeão. O jogador  fez dois gols na partida e somou 15 na competição, contando com o gol de pênalti na final. 

"Com pouco tempo de descanso por causa da semifinall, foi difícil, mas deu certo na cobrança de pênaltis. O fator torcida fez a diferença na disputa, jogar ao lado dos amigos e da família foi demais. É a segunda vez que o Brasil foi campeão da Copa Uana e eu fui o MVP por duas vezes. É um orgulho enorme, mas esse prêmio é de todos!”,  disse o jogador, número 11 da Seleção. 

A Seleção Brasileira conquistou a vaga para o Mundial de Gwangju na Coreia do Sul, em julho, depois de vencer o Canadá na semifinal por 15 a 5. O jogo foi realizado neste sábado (26) pela manhã, após o adiamento da partida devido ao mau tempo em São Paulo. 

“Vencemos uma das grandes equipes do mundo. Depois de um início ruim, a defesa funcionou, as jogadas de homem a mais também! Deu certo nos pênaltis e agora vamos para o Mundial e para o Pan de Lima em busca de voos maiores, como a vaga olímpica” , finalizou Grummy. 

Na primeira fase o Brasil perdeu para o Canadá por 15 a 12 e para os Estados Unidos por 15 a 4, além de vencer com facilidade a Argentina por 13 a 3.  

Por outro lado, os americanos venceram a Argentina na semifinal por 21 a 2 e na primeira fase por 22 a 7. A Seleção Americana derrotou também o Brasil (15 a 4)  e o Canadá por 18 a 9. 

O Canadá ficou com a terceira colocação, derrotando a Argentina na disputa pelo terceiro lugar por 10 a 6. 

André Avallone, técnico da Seleção, fez um balanço sobre o torneio e a conquista da vaga para o Mundial. 

"Entramos para a história ao vencer Canadá e Estados Unidos no mesmo dia. Nosso time precisava de ritmo de jogo, algo que os adversários tinham. Ganhamos na raça e no físico. Agora para o Mundial e Pan precisamos jogar mais, ver mais escolas de polo aquático. O grande foco é o Pan, pois vale vaga Tóquio 2020. Vamos usar o Mundial para dar rodagem ao grupo”, comentou Avallone.  

——

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Katarine Monteiro
katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99217-6474
www.onboardsports.net

Leia também...
09.06.2024

Tradicional evento 100% feminino foi disputado no Yacht Club Paulista

19.03.2024

Sexta edição reuniu 700 velejadores e 130 embarcações, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro

16.03.2024

Com mais 700 velejadores e 130 embarcações, regata foi realizada neste sábado (16), na Baía da Ribeira, em Angra dos Reis (RJ)

12.03.2024

Regata Bracuhy, em Angra dos Reis (RJ), será disputada em 16 de março com 130 barcos