Para aqueles que achavam que se tratava de apenas mais uma competição de natação, a primeira edição de 2018 do Troféu Thiago Pereira mostrou pra que veio: inovar, incluir e promover. Neste domingo (25), o Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), recebeu nadadores convencionais e paratletas que, nadando juntos, mostraram que as diferenças podem somar e que a inclusão deve ser promovida em todas as esferas.
Os atletas disputaram as provas de 50 metros de cada estilo (borboleta, costas, peito e crawl) e, além da premiação individual por prova, os três atletas de cada categoria que obtiverem as melhores somas dos tempos nas quatro provas individuais se pré-classificam para a Super Final do Circuito Paulista. As outras classificatórias ocorrem nas cidades de Americana (12/05), Ribeirão Preto (26/05) e São José dos Campos (11/08).
Clubes tradicionais do estado como S.C. Corinthians Paulista, C. Esperia, Clube Internacional de Santos, E.C Santo Andre e APAN mandaram representantes para a etapa da capital paulista e os atletas fizeram bonito.
''O Troféu Thiago Pereira foi criado para estimular a molecada de todas as formas. O modelo de competição é diferente não só nas provas (que fiz também pra dar aquele ar de medley, deixando a competição com a minha cara), mas também no formato do evento e nas bandeiras que levantamos'', disse o medalhista olímpico Thiago Pereira.
''Deixar atleta e paratleta nadar juntos têm sido algo que tento levar para todos os meus projetos. Começou no meu Swim Camp e já nasceu como base do Troféu. Nós lutamos muito para fazer isso, pois queremos que eles possam conviver, queremos que possam participar e vencer juntos, mesmo com premiações separadas. Acredito que possa haver uma troca de valores, um aprendizado para os dois lados, e isso é importantíssimo'', completou o atleta.
As arquibancadas estavam cheias de pais e mães torcendo pelos filhos e entre as idealizadoras do projeto não poderia faltar a presença dela, a famosa Dona Rose e o tradicional grito de "Vai, Thiago"!
''Estou muito feliz e emocionada com a realização do Troféu Thiago Pereira e com o carinho que todos têm para com meu filho. As mães e pais dos pequenos estão fazendo o certo: apoiando os filhos nas suas escolhas e incentivando a prática do esporte, que só nos traz coisas positiva'', contou Rose.
No quesito inovação, o evento deu o que falar: um espaço de recreação com livros infantis e material para desenho fez a alegria da criançada promovido pela Bom Bom Books. Para os maiores, um espaço com video games e bolas infláveis para andar sob a água foi diversão garantida.
''O evento superou todas as expectativas e a gente está super contente. É um troféu que revela novos talentos, tem inclusão social e traz muita alegria a todos envolvidos. Cada detalhe foi pensado com muito carinho e buscamos sempre melhorar. Criamos esse ano a categoria de atletas com Síndrome de Down e o resultado não poderia ser melhor. Temos muito mais a crescer e no que depender de nós a natação brasileira crescerá junto'', contou o coordenador técnico do campeonato, Alex Pussieldi.
''É uma coisa nova pra gente dos paralímpicos e é bem divertido o evento. Espero voltar mais vezes'', disse Ana Karolina Soares de Oliveira (JR São Paulo), vencedora da categoria Júnior Feminino Paralímpico.
Datas das próximas etapas:
2ª etapa: 12/05 - Americana
3ª etapa: 26/05 - Ribeirão Preto
4ª etapa: 11/08 - São José dos Campos
Super Final: 29/09 - São Paulo
A primeira etapa do Troféu Thiago Pereira teve apoio de Centro Paralímpico Brasileiro, Bom Bom Books, Fenix Arcade, Cecília Dale e On Board Sports.