O domingo chuvoso e o mar mexido com temperatura de 20 e poucos graus na praia de Munbuda no Guarujá (SP) mostravam que a quarta etapa da Copa Brasil de Maratonas Aquáticas tinha tudo para ser uma prova um pouco mais complicada devido as condições climáticas. Mas para
Samir Barel o cenário foi exatamente o oposto. O nadador estava com um bom condicionamento fisico e conseguiu encaixar um bom ritmo entre os principais atletas da elite, finalizando o percurso de 5k na segunda colocação geral (55min41), primeiro na categoria sênior B, atrás apenas do ídolo e ícone da modalidade, o experiente Luiz Lima (55min29).
"Fiz uma prova muito boa. Na primeira volta passei em terceiro. Já no início da segunda volta eu e o Luiz apertamos o ritmo e seguimos próximos até o final, com ele, obviamente, nadando bem mais forte com toda sua experiência. Me senti muito bem, vi que os treinos estão fazendo efeito. Consegui nadar forte sem sentir frio, o que pra mim foi muito importante. Ano passado no Canal da Mancha eu sofri bastante com a temperatura baixa da água, assim nesse ano emagreci alguns quilos a mais e o físico segurou bem. Saio satisfeito pois foi um ótimo treino para o objetivo maior que é em setembro", contou o atleta de 33 anos.
Para 2016,
Samir Barel colocou como meta concluir a
Travessia do Canal da Catalina, na costa oeste dos Estados Unidos. O percurso de 34k faz parte do chamado "Desafios dos 7 Mares", que consiste nas sete maratonas aquáticas mais difíceis do mundo. Se concluir o trajeto entre a Ilha de Santa Catalina e a costa californiana, o nadador será o primeiro brasileiro a conquistar a famosa "Tríplice Coroa das Águas Abertas", título alcançado por aqueles que concluem, além da travessia do Canal da Catalina, o emblemático desafio do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, realizado por Samir em 2015, e a Volta a Ilha de Manhattan, vencida por Barel em 2014. A prova no Pacífico Norte está marcada para 28 de setembro.
Financiamento Coletivo
Para a Travessia do Canal da Catalina,
Samir Barel conta apoio de alguns patrocinadores, mas infelizmente não possui recursos suficientes para custear todas as despesas da viagem. Com isso, o nadador decidiu levantar recursos através de uma
campanha de crowdfunding, ou seja, financiamento coletivo. Qualquer pessoa física e até mesmo jurídica pode fazer uma doação e ainda receber como recompensa um prêmio exclusivo, como touca personalizada, camiseta do projeto, planilha de treino, aula particular, palestra motivacional, entre outras opções.
Para contribuir basta acessar o link:
https://www.sponsorise.me/pt/projeto-somos-todos-capazes-canal-da-catalina
Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do circuito mundial, tais como a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), a famosa Volta na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos e a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o "Monte Everest das águas abertas". Seu principal objetivo é divulgar a maratona aquática e mostrar os benefícios da modalidade, como possibilidade interagir com a natureza, conhecer lugares diferentes, trocar experiências com pessoas de todas as idades, superar as adversidades, além de promover a saúde e o bem estar dos praticantes.
Contatos:
Flávio Perez e Andressa Rufino
flavioperez@onboardsports.com.br e andressa@onboardsports.com.br
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br