O sonho de viajar para o exterior tem feito muitos atletas amadores se programarem para correr provas renomadas, como as principais maratonas do circuito mundial, ou mesmo participar de desafios prestigiados como o Ironman. E a experiência de unir esporte ao turismo também chegou aos fãs dos sete mares.
Nadar uma prova de 20 quilômetros já é para poucos. Imagine então nadar aproximadamente 193km!! Pois essa é a 8 Bridges, uma ultramaratona aquática realizada no Rio Hudson, nos Estados Unidos, que dura 7 dias corridos e que recentemente foi concluída por um brasileiro chamado Flavio Toi. O engenheiro, que compete em provas longas na piscina desde a infância, sabia que para realizar um desafio desse tamanho seria preciso de um acompanhamento especializado e encontrou em Samir Barel, primeiro e único brasileiro conquistador da Tríplice Coroa das Águas Abertas (as três maratonas aquáticas mais difíceis do mundo), o suporte necessário para finalizar bem a prova no estado de Nova Iorque.
“Eu e o Samir fizemos uma programação de seis meses, com dobras, treinos longos, inclusive em água fria. Cheguei a rodar até 50km por semana e fizemos um simulado de 100km com direito a treino das 4 às 8 horas da manhã”, contou Flavio.
Para Samir Barel, o planejamento é uma parte essencial para que o nadador amador não apenas finalize o percurso, mas, principalmente, não sofra durante a prova. "A preparação é um processo xxxx. A ideia é curtir, ter uma vivência única, que traga boas recordações e aprendizados."
Por isso também, segundo Samir, a escolha do local e prova também é feito de maneira bastante cuidadosa, pensando não apenas na nova experiência, mas também na capacidade e limitações do atleta. "Claro que vamos fazer o que é possível para concretizar os sonhos de cada um, mas a segurança e o bem estar vem sempre em primeiro lugar."
Ainda assim, quando o assunto é o destino, existe espaço para ousar. Canal da Mancha, conhecido como o Monte Everest das águas abertas, ficou para trás nos planos de muitos alunos que pretender conhecer lugares inusitados ao redor do mundo. Samir já levou um grupo de alunos para a Espanha e disputou a Maratona de Cadaqués, prova de 6,5km. Ana Paola Pivetti, por exemplo, foi para a França para o Desafio de Monte Cristo (Le defi de Monte Cristo), cinco provas em três dias de competição, totalizando 20km nadados. Recentemente, Samir acompanhou dois nadadores, Vitor Gadelha e Marcos Campos, na Travessia Capri-Nápoles, conhecida como a mais charmosa maratona aquática do mundo.
"Foi minha primeira prova na Europa. O Samir já tinha realizado o percurso uns anos atrás. O auxílio de um guia experiente e que conheça bem o percurso também proporciona segurança ao nadador em momentos como esse de dificuldades, mantendo os pensamentos mais tranquilos e a estratégia mais clara", explicou Marcos.
Samir também não foge à regra. Em meados de agosto, vai tentar ser o primeiro brasileiro à concluir a Travessia do Lago Bodensee, um percurso tem 64k entre três países (Alemanha, Áustria e Suíça). Apenas 4 pessoas do mundo conseguiram finalizar a prova, que deve levar aproximadamente 20 horas. "Será o maior tempo que passarei nadando em uma única prova. A preparação começou ainda em 2016, mas a motivação está cada dia maior", afirma.
Sobre Samir
Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do planeta, tais como a travessia Hernadarias-Paraná, que era conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a famosa Tríplice Coroa das Águas Abertas, que envolve as 3 maiores travessias de águas abertas do mundo (Volta à Ilha de Manhattan e a Travessia noturna do Canal da Catalina, ambas nos Estados Unidos, além da temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o Monte Everest das águas abertas).
Mais informações sobre o atleta em: www.samirbarel.com.br
Siga também no Instagram: @samirbarel
Curta a fan page oficial www.facebook.com/SamirBarel
Contatos:
Flávio Perez e Andressa Rufino
flavioperez@onboardsports.com.
Tel: +55-11-99619-0366
www.onboardsports.com.br
Ultramaratonista Aquático foi um dos entrevistados para o livro de Joel Morais, que será lançado neste sábado (2) em Praia Grande (SP)
A partir dessa segunda-feira (21), Samir Barel encara Travessia do Lago Bodensee, de 64 quilômetros
Percurso de 64km concluído por apenas 3 pessoas no mundo é o próximo desafio do brasileiro Samir Barel
Com uma metodologia inovadora, Samir Barel tem colocado nadadores dos quatro cantos do país nas mais diversas provas do circuito mundial