Capa

Maiores barcos do mundo fazem regata inédita entre Itajaí e Itapema

07.11.2015  |    27 visualizações

Macif e Sodebo farão uma prova de exibição, que poderá ser vista pela população neste domingo (8)

A Transat Jacques Vabre promove, neste domingo (8), uma regata de exibição entre os barcos campeões da classe Ultime. A prova será entre Macif e Sodebo, campeão e vice da categoria. Os multicascos gigantes largam a partir das 12h para um percurso de 35 milhas (65 quilômetros) de ida e volta entre Itajaí e Itapema ''Depois de 13 dias atravessando o Atlântico, os bravos velejadores farão mais uma regata para prestigiar os fãs da Transat Jacques Vabre. Podemos dizer que será mais uma exibição do que uma prova rápida, principalmente por causa dos ventos. São barcos velozes e merecem ser vistos'', disse o especialista em vela e integrante da Transat Jacques Vabre Domenique Bourgeois.

O percurso da regata exibição entre Macif e Sodebo terá média de ventos de 10 nós. Os barcos de três cascos seguem até Itapema e fazem alguns contornos de boias, estimulando assim a troca de vela e manobras das duplas.

Vitória do Macif

O barco Macif conquistou, na madrugada deste sábado (7), o título da classe Ultime na Transat Jacques Vabre, maior regata transatlântica do mundo, disputada entre a França e o Brasil. O trimarã com o mastro de 30 metros - do tamanho do Cristo Redentor - completou o percurso de 10 mil quilômetros até Itajaí (SC) em 12 dias, 17 horas e 29 minutos e foi o primeiro dos 42 barcos que largaram em Le Havre a cruzar a linha de chegada em Santa Catarina. A dupla francesa François Gabart e Pascal Bidégorry teve média de velocidade de 17,6 nós.

''Muito feliz com o resultado. A regata foi muito dura e nos últimos dois dias se tornou mais cansativa pra gente, pois quebrou o piloto automático. Com isso tivemos que ficar no leme o tempo todo'', disse François Gabart, um dos ídolos da vela oceânica francesa. Eles foram recebidos com frutas, champanhe e, é claro, uma caipirinha.

A Transat Jacques Vabre largou com 42 barcos em 25 de outubro e 17 abandonaram. As outras classes tem os respectivos líderes: Le Conservateur (Class40), FenetreA (Multi50) e PRB (IMOCA). O evento tem uma inédita dupla brasileira: o campeão olímpico Eduardo Penido e o empresário Renato Araújo navegam a bordo do Zetra e estão provisoriamente na sexta colocação na Class40.

Sobre a TJV2015

A regata, que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de "Rota do Café". Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).

Mais informações no site www.transat-jacques-vabre.com/br
Facebook: https://www.facebook.com/Transat.Jacques.Vabre
Twitter: https://twitter.com/TransatJV_br


Contatos:
Flávio Perez e Raquel Cruz
flavio@onboardsports.net
Tel: +5511999498035 +554788161509
www.onboardsports.com.br
Leia também...
07.10.2019

Uma das principais regatas do mundo chegará em Salvador em novembro

15.07.2019

Maior regata em duplas do mundo chega à 14ª edição com 67 barcos inscritos em três classes

21.05.2019

A largada da regata Transat Jacques Vabre será 27 de outubro de 2019 e terá o Brasil novamente como destino final

08.12.2018

Regata entre Le Havre (França) e Salvador (Bahia) começa em 27 de outubro. A conquista do atlântico em duplas tem percurso repleto de dificuldades para os barcos