A 14ª edição da Transat Jacques Vabre começa no dia 27 de outubro quando os 62 barcos inscritos partirão do porto de Le Havre, na França, rumo à Salvador na Bahia. Considerada uma das principais competições de vela oceânica do mundo, a Transat Jacques Vabre chega à Salvador pela sexta vez e ao Brasil pela oitava.
Realizada desde 1993, "A Rota do Café" parou pela primeira vez no Brasil em 2001 em Salvador, destino repetido nos anos de 2003, 2005, 2007 e 2017. No Brasil, a Transat fez ainda a chegada em 2013 e 2015 na cidade de Itajaí, Santa Catarina.
O evento, realizado em duplas, reúne nesta edição três classes: 27 duplas na Class40, três na Multi50 e 30 na IMOCA. Serão 124 velejadores de 11 nacionalidades diferentes que farão o percurso pelo atlântico e chegarão à Salvador com uma bela recepção dos brasileiros.
"A Bahia tem um grande investimento em turismo náutico e tradição em regatas. Começamos um verão com força máxima com a vinda novamente da Transat Jacques Vabre. A regata será recebida com toda a energia e axé que a Bahia tem a oferecer, principalmente pelo nosso povo hospitaleiro", comentou o Secretário de Turismo de Salvador.
"A geração de renda e emprego por conta da Transat Jacques Vabre é grande e queremos que essa relação continue assim. Usaremos a aplicação da Marina e buscaremos novas regatas internacionais para impulsionar o turismo e permanência deles e de suas equipes na cidade. ", completou.
A Transat Jacques Vabre Normandia Le Havre é a maior regata transatlântica do mundo com 4.350 milhas de percurso. Os tempos da regata deve variar entre 10 dias para a Multi50 e 17 dias para a Classe 40.
A chegada em Salvador será na segunda maior baía natural do mundo e a maior do Brasil: a Baía de Todos-os-Santos. A organização fará uma regata de encerramento com os competidores no dia 13 de novembro no local.
Velejadores brasileiros na Transat
A primeira participação de um velejador brasileiro na Transat Jacques Vabre foi em 2005 no IMOCA GalileoVela. O brasileiro Walter Antunes competiu ao lado do francês Raphaël Coldefy e terminaram na 11ª colocação da classe.
Na edição de 2015 tivemos um barco 100% brasileiro: o Zetra, da dupla Eduardo Penido e Renato Araújo. Os dois ficaram em sexto na classificação geral da Class40.
Em 2017, tivemos a participação brasileira na Class40 com o Mussulo 40 Team Angola Cables, do brasileiro Leonardo Chicourel e do angolano José Guilherme Caldas. Eles terminaram na 11ª colocação da classe.
Na edição de 2019 não temos brasileiros confirmados.
Abertura da Vila
A vila da regata em Le Havre abriu no dia 18 de outubro. A largada está prevista para o dia 27 do mesmo mês. Em Salvador, a vila abre no dia 06 de novembro e a primeira cerimônia de chegada será no dia 13.
A Transat Jacques Vabre é conhecida pela parte festiva do evento. Além da competição, shows e apresentações durante todo o período de espera e chegada dos velejadores são realizados na vila com intuito de integrar os participantes e os espectadores e divulgar ainda mais a cultura brasileira.
Os jornalistas interessados em cobrir o evento deverão se credenciar para acessar os centros de imprensa e circular no local da regata. Os formulários devem ser preenchidos diretamente na seção de imprensa do site oficial: transatjacquesvabre.org. Caso ache necessário entre em contato com: katarine@onboardsports.net
Maior regata em duplas do mundo chega à 14ª edição com 67 barcos inscritos em três classes
A largada da regata Transat Jacques Vabre será 27 de outubro de 2019 e terá o Brasil novamente como destino final
Regata entre Le Havre (França) e Salvador (Bahia) começa em 27 de outubro. A conquista do atlântico em duplas tem percurso repleto de dificuldades para os barcos
Mussulo 40 Team Angola Cables leva as bandeiras de Angola e Brasil a bordo